Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
CAMPANHA SOM ALTO
 
Reportagens
Viva Voz
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.12.2017 | 20h53m
#Feira de Santana
Shopping popular será para pessoas da classe G, de gente, diz responsável pela obra

Shopping popular será para pessoas da classe G, de gente, diz responsável pela obra
O presidente do Grupo UAI e da Fundação Doimo, Elias Tergilene Pinto Júnior, esteve em Feira de Santana, nesta quarta-feira (06), onde concedeu entrevista coletiva na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sobre o andamento da obra do Shopping Popular. Considerado o “rei do varejo popular” no Brasil, Elias representa o Consórcio Feira Popular S/A, vencedor da licitação pública e responsável pela construção e implantação do Shopping Popular.  Durante cerca de 2 horas conversou e tirou dúvidas da imprensa feirense sobre o empreendimento.  Na oportunidade, Elias que já foi vendedor de esterco, camelô e serralheiro contou toda sua trajetória até se tornar empreendedor social e revelou os planos para Feira de Santana. “Sou um ex-camelô e comecei minha vida empresarial vendendo esterco nas ruas. Através do empreendedorismo, me tornei empresário e sócio de uma multinacional italiana, Grupo Doimo. Sou presidente e fundador da Fundação Doimo, fundador da rede de shopping UAI e sócio fundador da Holding Favela em sociedade com a CUFA” contou.  Elias destacou o impacto que o Shopping Popular vai causar na cidade e destacou que o equipamento é voltado para “classe G, de gente”, expressão criada por ele. “Vamos transformar o shopping popular numa central de vendas no atacado e no varejo onde os camelôs que estão na cidade é que vão ter as lojas. Sendo assim, quanto mais dinheiro eles ganharem mais dinheiro circulará na cidade. São 53 mil metros quadrados com 1800 boxes para camelôs, além de bancos, praça de alimentação, estacionamento para 600 carros, ou seja, é um impacto tremendo na economia da cidade. Todo comércio será impactado. Isso é empreendedorismo social que tem como foco trabalhar com os pequenos comerciantes”. 
OBRA EMBARGADA
Elias esclareceu que todas as providencias que o Ministério do Trabalho exigiu já foram tomadas. “Eles fizeram algumas exigências e nós vamos cumprir. Nossos trabalhadores não faziam refeições na obra como foi dito, todas as refeições são feitas e um restaurante do centro de abastecimento. Mas mesmo assim colocamos uma mesa de refeições na obra, conforme determinou o Ministério do Trabalho, assim como deixamos os banheiros de acordo com as exigências deles”.  Segundo ele, a expectativa de término da obra é para setembro de 2018. 
INVESTIDORES 
“Os investidores do Shopping Popular são: Mais Invest S/A, Fundação Doimo que são de capital italiano, a UAI Infraestruturas S/A é capital brasileiro e Max One que é de capital chinês. Ou seja, quem está investindo são empresas nacionais e internacionais. Ratifico, as lojas são para os comerciantes da cidade de Feira de Santana. Inclusive foi feita uma lei na Câmara feirense que regulamenta isso, e deixa claro que as lojas são para as pessoas de Feira de Santana”.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 6.12.2017 | 18h28m
#Câmara de Feira
Vereadores aprovam projeto e vão receber 13º salário em Feira de Santana

Vereadores aprovam projeto e vão receber 13º salário em Feira de Santana
Na  sessão legislativa desta quarta-feira  (06), foi  aprovado, em primeira discussão e por unanimidade  dos presentes, o Projeto de Lei de nº 232/2017, de iniciativa da Mesa Diretiva da Câmara de Feira de Santana, que dispõe sobre o direito a percepção de remuneração  de remuneração referente ao décimo terceiro salário. A Lei se baseia em decisão do Supremo Tribunal Federal do Parecer Normativo de 14/2017, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, para os ocupantes do cargo de prefeito, vice-prefeito, vereador e secretário do município de Feira de Santana.  Além do subsidio mensal, o prefeito, vice-prefeito, vereadores e Secretários municipais receberão o décimo terceiro salário correspondente a 1/12 (um doze avos) do subsidio a que fizer jus no mês de dezembro no respectivo ano.  As despesas decorrentes desta Lei correrão par conta da verba do orçamento do respectivo ano. Esta Lei entrará em vigor em 1° de janeiro de 2018, revogadas as disposições em contrário.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 6.12.2017 | 16h57m
#Assembleia
Deputado propõe uso de bicicletas como transporte escolar

Deputado propõe uso de bicicletas como transporte escolar
Autonomia e mais acessibilidade para chegar até a escola. É isso que propõe o Projeto de Indicação de autoria do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), que tem como objetivo implantar o uso da bicicleta como meio de transporte escolar complementar na Bahia. A proposta foi enviada para o Governo do Estado nesta quarta-feira (06). De acordo com o deputado, o projeto é voltado para estudantes da rede pública de ensino que vivem em cidades do interior ou comunidades rurais e moram a pequenas ou médias distâncias das escolas. “Muitos alunos ainda percorrem longas distâncias para chegar nas escolas ou nos pontos de ônibus que os levam até lá. A iniciativa funciona como um facilitador do acesso à sala de aula, reduzindo inclusive a evasão escolar”, explica o parlamentar. O uso de bicicletas na rede pública têm como referência o programa Caminho da Escola, gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que possui, inclusive, equipamentos padronizados para atender as necessidades desse público, o que inclui capacetes de ciclismo. Além de impactar positivamente na educação, Angelo Almeida acredita que a proposta vai influenciar ainda na qualidade de vida das crianças e adolescentes por incentivar a prática de atividade física. “Segundo o Ministério da Saúde o problema de obesidade já afeta 1/5 da população infantil e o Brasil já aparece em 5º lugar no ranking de países com pessoas mais obesas. Esse é também um problema de saúde pública e cabe a nós legisladores e governantes aplicarmos politicas públicas que minimizem esses efeitos”, alertou.
 
 

Enviado por Da Redação - 6.12.2017 | 6h40m
#Assembleia
Rui Costa não paga as emendas e deputado diz que ele não cumpre palavra

“O governador Rui Costa mais uma vez não cumpre com a palavra”, disparou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia. o parlamentar estava se referindo à falta de pagamento das emendas impositivas pelo governo do estado. ele ainda lembrou que as emendas são impositivas, e sua aplicabilidade foi aprovada em projeto na Assembleia Legislativa. Geilson citou alguns deputados do governo que tentaram negociar o pagamento das emendas com o governador, sem sucesso. e disse que no meio do ano, os parlamentares enxergaram no presidente Angelo Coronel “a tábua de salvação deles”, quando o mesmo partiu para a negociação com Rui Costa. “acreditamos que as emendas seriam pagas até o final deste ano e, ângelo coronel foi o avalista. nós estamos no dia 5 de dezembro e não há um sinal sequer de que as emendas serão pagas. mais uma vez nós estamos engabelados, mais uma vez nós fomos enganados, mais uma vez o governador falta com a palavra e mais um avalista fica em maus lençóis”, alfinetou. O deputado feirense lembra que quando o sai alguma ambulância, ou trator, são das emendas do ano de 2015. “não é possível que ao longo desse tempo o governo não teve condições de pagar essas emendas. nós estamos a fazer um apelo aos deputados governistas: quando essas emendas serão pagas. nós estamos cobrando o que é de direito, esta Casa aprovou uma lei e ela deve ser cumprida”, ressaltou Geilson.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 5.12.2017 | 7h10m
#Política
Fernando Torres desiste de disputar eleição em 2018

Fernando Torres desiste de disputar eleição em 2018
O deputado federal Fernando Torres (PSD) não vai disputar as eleições em 2018. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5), em Feira de Santana, durante coletiva de imprensa. Fernando Torres está em seu segundo mandato na Câmara Federal e disputaria as eleições para deputado estadual. O atual momento da política nacional é o motivo da  desistência do parlamentar feirense. “Nesse momento da política nacional não me sinto nada confortável em disputar uma eleição. Conversei muito com a minha família e com o senador Otto Alencar antes de tomar essa decisão”, disse. Emocionado, Fernando Torres agradeceu o apoio que sempre encontrou no eleitor feirense, durante toda sua vida política.
 
 

Enviado por Da Redação - 5.12.2017 | 6h57m
#Câmara de Feira
Procurador é reconduzido pela terceira vez

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Ofício de nº 219/2017, de autoria do Poder Executivo, que apresenta o nome do advogado Cleudson Santos Almeida para recondução ao cargo de procurador Geral do Município, a ser exercido pelo período de dezembro de 2017 a dezembro de 2019. Com a decisão, Cleudson vai para o seu terceiro mandato como procurador de Feira de Santana. 
 
 

Enviado por Da Redação - 4.12.2017 | 20h57m
#Câmara de Feira
Vereador considera substituição de ônibus como “manobra sem vergonha”

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (04), o vereador Roberto Tourinho (PV) denunciou que as empresas de transporte coletivo que exploram, o sistema em Feira de Santana estão substituindo ônibus por micro-ônibus, em uma manobra considerada sem vergonha para reduzir gastos. O edil afirmou que foi procurado por moradores do bairro Três Riachos para reclamarem da troca dos veículos. “Os moradores do bairro Três Riachos realizaram manifestação no último dia 29 para protestar contra a retirada dos ônibus que entravam a cada 30 minutos no bairro para atender a comunidade e agora passam no intervalo de uma hora para pegar os passageiros. Fui informado, ainda, que existe uma manobra dos empresários do transporte coletivo de substituir os ônibus por microônibus. Uma manobra sem vergonha, que representa demissão de trabalhadores, uma vez que nos microônibus não existem cobradores”, reclamou. O edil afirmou que várias linhas já estão sendo atendidas por ônibus de pequeno porte. “Além do bairro Três Riachos, outras localidades já estão sendo atendidas por micro-ônibus que passaram a substituir os ônibus que faziam as linhas”, afirmou.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 4.12.2017 | 20h56m
#Câmara de Feira
Vereador se preocupa com possível desativação do TCM da Bahia

Durante o uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (04), na Casa da Cidadania, o vereador Marcos Lima (PRP) explanou sua preocupação em relação à possibilidade de desativação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. Segundo ele, o órgão é de suma importância para a prestação de contas das Câmaras de Vereadores e Prefeituras da Bahia. “Estou bastante preocupado com a possibilidade de desativação do TCM da Bahia. Essa é uma possibilidade prevista pelo Governo do Estado que eu não concordo, pois este órgão é quem julga as contas das Prefeituras e Câmaras de Vereadores do  nosso estado. Eu já vi vários prefeitos sendo condenados pelo julgamento das contas. Com o parecer técnico emitido pelo TCM os vereadores podem avaliar com mais precisão as contas dos gestores. Se não tivermos mais os pareceres, com certeza teremos prefeitos que vão se sentir bem mais à vontade para fazerem falcatruas”, observou Marcos Lima.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 4.12.2017 | 11h42m
#Brasília
Câmara aprova atendimento escolar a estudantes internados para tratamento de saúde

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou nesta quinta-feira (23) proposta que garante atendimento educacional pleno ao aluno do ensino básico – até o 3º ano do ensino médio – internado para tratamento de saúde. Pelo texto, o atendimento escolar será prestado durante todo o período de internação. Relator na CCJ, o deputado Pastor Eurico (PHS-PE) recomendou a aprovação do substitutivo adotado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família, sugerindo emenda apenas para corrigir inconstitucionalidades. O texto adotado pela Comissão de Seguridade foi proposto pelo deputado Mandetta (DEM-MS) em substituição aos projetos de lei 4415/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), e 6297/13, da ex-deputada Liliam Sá. Mandetta avaliou que as propostas originais tinham um detalhamento excessivo. Os textos originais obrigavam hospitais com atendimento pediátrico a garantir o direito à educação a crianças e adolescentes internadas por tempo indeterminado e superior a 90 dias. Uma resolução do Conselho Nacional de Educação já trata do atendimento escolar da criança internada em regime tanto hospitalar quanto domiciliar. A proposta prevê que um regulamento do Poder Executivo detalhará como será feito o atendimento. A proposta foi analisada em caráter conclusivo e agora segue para o Senado.
 
 

Enviado por Da Redação - 3.12.2017 | 21h45m
#Brasília
Governo Temer tem aprovação de 5% e reprovação de 71%, diz Datafolha

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo, divulgada neste domingo (3), apontou que 71% dos brasileiros consideram o governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB), como ruim ou péssimo. De acordo com a pesquisa, 23% consideram a gestão do presidente regular, 5% ótimo ou bom e 1% das pessoas entrevistadas não souberam responder. O Instituto realizou um total de 2.765 entrevistas no período entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades brasileiras A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento apontou que o índice de reprovação de Temer oscilou negativamente pela primeira vez após subida constante desde que o presidente começou a ser avaliado pelo Datafolha, em julho de 2016. Na última pesquisa realizada, no mês de setembro, a reprovação de Temer havia atingido 73%. (BN)
 
 

Enviado por Da Redação - 2.12.2017 | 7h58m
#Feira de Santana
Projeto rua viva retorna no próximo domingo

A prefeitura municipal de Feira de Santana e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) informaram que o projeto ‘Rua Viva’ vai retornar no próximo domingo, 10, mais uma vez na avenida Fraga Maia. Voltado para quem busca diversão, saúde e bem estar com segurança, o rua viva é uma oportunidade de interação entres as famílias através da prática de esportes e lazer, como passeios de bike, de skate, patins e com animais de estimação, proporcionando ao feirense aproveitar mais um espaço da cidade, livre da rotina do trânsito. Entre 8h e 12h, a programação é repleta de novidades, a exemplo das aulas de swing baiano, fit dance, cross fit, zumba, ginástica funcional, exercícios de aquecimento e alongamento, sempre orientadas por professores de educação física. também vai ser oferecida programação educativa voltada para a criançada. Além do lazer, o rua viva, em parceria com a secretaria municipal de saúde, oferece serviços de saúde à comunidade em geral, como aferição de pressão e testes de glicemia.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 30.11.2017 | 20h13m
#TCM
Feira de Santana tem contas aprovadas com ressalvas

Feira de Santana tem contas aprovadas com ressalvas
As contas do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, referentes ao exercício de 2016, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (30/11). O prefeito, no entanto, foi penalizado com uma multa no valor de R$2,5 mil diante das irregularidades que foram apuradas durante a análise técnica das contas. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, ressaltou que José ronaldo de Carvalho não promoveu a arrecadação total dos tributos de competência constitucional do município que estavam previstos no orçamento. Anotou ainda a existência de falha na elaboração de demonstrativo contábil, a não comprovação da publicidade conferida a um processo de dispensa de licitação e a ocorrência de contrato e processo de pagamento que não encaminhados ao tribunal para avaliação. Sobre as obrigações constitucionais, todos os índices foram cumpridos. A administração aplicou 26,4% dos recursos específicos na educação, quando o mínimo é 25%, investiu 85,4% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, sendo o mínimo 60%, e aplicou 27,6% dos recursos nas ações e serviços de saúde, quando o mínimo é de 15%. 
 
 

Enviado por Da Redação - 30.11.2017 | 17h50m
#Bahia
Via Bahia ameaça abandonar estradas caso contrato com ANTT não seja revisto

Apresentando um déficit de R$ 31 milhões, o consórcio rodoviário Via Bahia s.a ultimou a Agência Nacional de Transporte e Trânsito (ANTT) a revisar, em caráter emergencial, o contrato mantido com o Ministério dos Transportes, sob pena de suspender as obras em andamento e os serviços de manutenção desenvolvidos ao longo das rodovias pedagiadas pela empresa no estado. Esta hipótese foi aventada por carlos bonini, diretor da via bahia, durante a reunião participativa da superintendência de infraestrutura rodoviária (suinf), realizada na sede da CDL em Feira de Santana. O encontro teve como objetivo discutir o processo de revisão quinquenal da via bahia, e contou com a presença de Luciano Assis, responsável pelo gabinete de engenharia e investimentos de rodovias, da antt, além dos prefeitos de feira de santana, José Ronaldo de Carvalho, e Rogério Costa, de Santo Estêvão. Carlos Bonini responsabiliza o BNDES de estar contingenciando os recursos que deveriam ser repassados às concessionárias, sob a justificativa de que a crise econômica esta impedindo o pagamento dos contratos previamente estabelecidos, deixando de liberar R$ 25 bilhões, em 2016, para serem aplicados em projetos de infraestrutura, deixando a Via Bahia em situação delicada. 
 
 

Enviado por Feira de Santana - 30.11.2017 | 16h42m
#Saúde
HCOE terá atuação de destaque no Congresso de Oftalmologia da USP

As experiências vividas pelos residentes que atuam no HCOE - Hospital de Olhos de Feira de Santana, estão sendo compartilhadas em um dos maiores eventos científicos da área de oftalmologia do país, o Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (COUSP). Entre os cerca de 150 trabalhos selecionados no Brasil, sete foram desenvolvidos no HCOE. O evento teve início desta terça-feira (28) e segue até o dia 02 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulistana. Os trabalhos reúnem relatos de casos raros como a Síndrome de Morning Glory, caracterizada por uma malformação congénita do disco óptico, que tem como autor o médico residente, Ronald Rocha da Silva. Os trabalhos tiveram a coordenação dos médicos especialistas, Clara Lima Afonso, Daniele Piai Ozores e Alex Piai Ozores. De acordo com o diretor do HCOE, Alex Piai Ozores, a presença expressiva no Congresso da USP é resultado do incentivo à pesquisa. “A apresentação dos trabalhos é o resultado da seriedade com que o Hcoe lida com o serviço de residência médica e o empenho do Hospital no desenvolvimento científico”, pontuou.
 
 

Enviado por Da Redação - 30.11.2017 | 7h57m
#Assembleia
Geilson reforça cobrança por viaduto do Conjunto Viveiros, em Feira de Santana

O deputado estadual Carlos Geilson reforçou sua cobrança pelo viaduto que vai ligar os conjuntos Viveiros e Feira X, em Feira de Santana, durante reunião realizada entre a ViaBahia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na tarde desta quarta (29), na Câmara de Dirigentes Lojista da cidade. O encontro foi realizado para debater a revisão quinquenal do contrato da concessionária com o órgão. “Precisamos de uma medida definitiva para a situação dos conjuntos Viveiros e Feira X, que é um pleito antigo daquelas comunidades. Já estive em Brasília, juntamente com o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Viveiros, Pedro Cícero, aqui presente hoje, para fazer essa solicitação ao superintendente da ANTT, Luiz Fernando Castilho”, frisa Geilson. O parlamentar aproveitou a ocasião e solicitou à ViaBahia e ao órgão federal que concluam a duplicação do Anel de Contorno, em Feira. “Quero aqui também solicitar o término da duplicação do Anel de Contorno a partir do viaduto Portal do Sertão no sentido do bairro Cidade Nova”, declara. O trecho do Anel de Contorno entre os conjuntos Viveiros e Feira X já foi duplicado, o que dificultou o acesso de um local para o outro, uma vez que o condutor passou a percorrer cerca de dez quilômetros para fazer o retorno que dá acesso entre os dois locais. O viaduto permitirá uma ligação mais rápida, facilitando a vida da população. Responsável pelo setor de relacionamento da ViaBahia, Helder Santos disse que a obra está no projeto da empresa. Também representando a concessionária, Carlos Bonini afirmou que faltam recursos para a construção do viaduto. “Estamos desde 2015 sem o aporte do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Esse e vários outros projetos e obras estão parados. O contrato tem que ser revisto”, afirma Bonini. Luciano Assis, representante da ANTT, destacou que esta é a primeira etapa do processo. “A revisão deve ser concluída em julho de 2018. Temos um cronograma a seguir. Nosso próximo encontro vai ser realizado em Vitória da Conquista, na sexta-feira [1/12]. Após a realização de outras etapas, que incluem também audiências públicas, é que teremos um resultado”, pontua. Entre os presentes na reunião estiveram ainda os prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo, e de Santo Estêvão, Rogério Costa.
 
 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Blog do Kuelho
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Fernando Torres
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Jeitosa
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Reginaldo Tracajá
Reinaldo Azevedo
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2017 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial