Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
IDHM Cresceu
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Entrevista: Jéssica Bittencourt
16/8/2019 às 13:56h
A criadora de conteúdo @jelbittencourt foi a primeira entrevistada da série que o #cafedas6fsa está realizando com influenciadores digitais.

Clique aqui para baixar
Enviado por Agência Câmara - 25.7.2019 | 9h36m
#Brasília
Proposta exige metas para implantação de calçadas com acessibilidade

O Projeto de Lei 3181/19 determina que as prefeituras deverão incluir no plano diretor ou em legislação municipal, mediante indicação da população, metas para a implantação de calçadas com acessibilidade. O texto insere dispositivos no Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01). A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.  “A adequação da cidade para a promoção do convívio e da circulação das pessoas exige a qualificação dos espaços públicos, sobretudo as calçadas”, afirmou o autor do projeto, deputado Felipe Carreras (PSB-PE). A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 24.7.2019 | 14h15m
#Feira de Santana
Secretaria funcionará no Centro de Abastecimento para acompanhar obra

Secretaria funcionará no Centro de Abastecimento para acompanhar obra
A partir desta quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) passa a funcionar, temporariamente, no Centro de Abastecimento. A iniciativa, adotada pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através do secretário Antônio Carlos Borges Júnior, visa garantir o melhor acompanhamento da execução das obras de construção do Centro Comercial Popular, nesta reta final, e também fazer o ordenamento do entreposto comercial.  Com a transferência da Secretaria para o Centro de Abastecimento, o secretário Antônio Carlos Borges Júnior pretende acompanhar de perto todas as ações e reuniões com os permissionários que serão instalados no Centro Comercial Popular e todo o processo operacional de instalação para os ambulantes que serão deslocados das ruas do centro da cidade para os 1800 boxes do Centro Comercial Popular.  Borges Júnior ressalta que a medida visa também facilitar a comunicação com os permissionários do Centro de Abastecimento para atender os pleitos dos galpões de cereais e carnes, e de outras atividades.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 23.7.2019 | 18h50m
#Foguetinho
Secretário tomou justa (ou injusta) causa?

Secretário tomou justa (ou injusta) causa?
Foto: Acorda Cidade

A reforma tão esperada no primeiro escalão do Governo do prefeito Colbert Filho (MDB) parece ter começado. O anúncio – não oficial –  da mudança na Secretaria de Administração pegou muita gente de surpresa, inclusive o secretário João Marinho Gomes. Ele será substituído pelo ex-superintendente do Banco do Brasil, em Feira de Santana, Sebastião Cunha. Colbert ainda não publicou a exoneração no diário oficial nem se pronunciou sobre a modificação, mas o novo titular já assumiu a pasta informalmente. A Secretaria de Comunicação também manteve silêncio. Procurado para comentar a troca, o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) preferiu não falar sobre a demissão de um dos seus mais fieis escudeiros. Atitude que à primeira vista demonstra insatisfação. De justa ou injusta causa, decerto, apenas o choro de diversos funcionários da Prefeitura na despedida de Joao Marinho que aconteceu nesta terça-feira.

 
 

Enviado por Da Redação - 23.7.2019 | 15h29m
#Política
Ministro anuncia duplicação do Anel de Contorno em Feira de Santana

Segundo o site Bahia Notícias,  o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou durante solenidade de inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista que não vão faltar recursos para o Nordeste do país. "Não vou deixar faltar dinheiro para o Nordeste. Vou investir R$ 10 bilhões na Bahia nos próximos quatro anos", anunciou o ministro para a plateia de convidados do governo federal. De acordo com Freitas, os recursos serão distribuídos para várias obras, como a duplicação da BR-116 na área do Anel de Contorno, em Feira de Santana.

 
 

Enviado por Da Redação - 23.7.2019 | 12h32m
#Política
Colbert diz que vai pedir aeroporto a Bolsonaro

Colbert diz que vai pedir aeroporto a Bolsonaro
Foto: Bahia Notícias
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), cutucou, nesta terça-feira (23), o governador Rui Costa (PT), que se ausentou à inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista. O emedebista disse que, se o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), fosse o governador, não faltaria ao evento. O democrata soteropolitano está presente na inauguração. "Se ACM Neto fosse governador, com certeza ele estaria respeitando o povo neste momento aqui", cutucou. Colbert contou ainda que vai pedir ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) para construir um aeroporto semelhante em Feira de Santana. "O aeroporto de lá é de responsabilidade do estado da Bahia. É uma vergonha. É pequenininho. Precisamos desse tipo de investimento", pontuou. (Bahia Notícias) 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 23.7.2019 | 12h23m
#Rádio Globo
 
 

Enviado por Da Redação - 22.7.2019 | 18h32m
#Política
 
 

Enviado por Rafael Velame - 22.7.2019 | 16h19m
#Foguetinho
MDB feirense esvaziado

O MDB de Feira de Santana deve perder nos próximos dias mais filiados. Após Rafael Pinto Cordeiro deixar a legenda e se filiar ao Novo, o enfermeiro Edklercio Gomes, que foi o candidato a vereador mais votado do MDB na última eleição, está de malas prontas para o PSD a convite do ex-deputado Fernando Torres. Edklércio obteve sozinho mais votos do que todos os outros candidatos do partido juntos em 2016, mas não foi o suficiente para ter reconhecimento do atual prefeito Colbert Filho, maior nome do MDB feirense. E mais baixas virão. Nos bastidores circula a informação que o ex-vice prefeito, Luciano Ribeiro deve deixar o partido também nos próximos dias. Ele estaria preparando uma carta anunciando a desfiliação do partido do qual, inclusive é o presidente municipal. Será que vai sobrar alguém pra apagar a luz?
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 22.7.2019 | 9h11m
#Política
Colbert anuncia mais uma viagem para Brasília em busca de recurso

Colbert anuncia mais uma viagem para Brasília em busca de recurso
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, anunciou via assessoria, que estará indo a Brasília nos próximos dias. O Blog do Velame realizou uma pesquisa e descobriu que essa é a sexta vez que o prefeito viaja para capital federal nos últimos meses. A justificativa é a mesma, sempre. "Conseguir recursos para investimentos para o município".  Apesar de não divulgar a agenda, o prefeito afirmou na nota que é "cada vez mais minha obrigação estar em Brasília". Segundo Colbert Martins, houve queda na arrecadação da prefeitura e está tendo que segurar os gastos. “As empresas em Feira de Santana venderam menos em 2018 que em 2017. Esse é um dado público, e eu devo dar ao conhecimento público dizendo que em razão disso nós temos tomado os nossos cuidados, porque o reflexo dessa dificuldade se dará no ano que vem. Feira de Santana está com gestão suficiente para poder adequar com as nossas despesas a essas dificuldades que neste momento o país atravessa”, afirmou o prefeito. Ele disse ainda que se reuniu hoje com toda a área econômica do município e de planejamento para avaliar os gastos. "Nos reunimos exatamente para ver o que nós gastamos até agora, o que precisamos gastar até o final do ano, quais são os investimentos necessários neste momento”, declarou.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 20.7.2019 | 9h55m
#Política
Otto promete forte reação caso Bolsonaro discrimine o Nordeste

Otto promete forte reação caso Bolsonaro discrimine o Nordeste
Foto: Blog do Velame
Durante passagem por Feira de Santana, o Senador Otto Alencar (PSD) conversou com o Blog do Velame sobre as últimas declarações do presidente Jair Bolsando (PSL) a respeito do Nordeste. Ele revelou que já suspeitava que o presidente faria retaliação com o Nordeste pela derrota que teve na região para o Fernando Haddad (PT), quando perdeu em todos estados da disputa presidencial.  "Não achávamos que ia fazer de forma tão dura e tão grosseira, perdendo completamente o rumo do que seria um presidente com postura de estadista, esperava que ele pudesse ganhar as eleições com maioria e depois governar para vencedores e vencidos para ter um Brasil unificado, harmonizado no ponto de vista político e de desenvolvimento econômico".  Otto ressaltou também a importância de buscar aprovação de sete itens do Pacto Federativo como querem os governadores nordestinos. "Sessão onerosa, royalties petróleo, prorrogação dos pagamentos os precatórios estão entre as demandas do pacto.  O presidente tem uma visão obtusa, errada, equivocada dos estados do nordeste e se ele for discriminar posso garantir que a reação nossa será muito forte no Senado conta ele", ameaçou. A disputa de "paternidade" do novo aeroporto de Vitória da Conquista também entrou na pauta do Senador. Otto explicou que o projeto começou durante o governo de Jaques Wagner (PT) quando ele era secretário do Infraestrutura. Segundo ele os recursos para obra foram garantidos por Dilma e Temer e Bolsonaro encontrou a obra pronta. "Se ele vai reivindicar  a obra como dele não será uma coisa verdadeira. Se ele chegar lá como o homem que fez o aeroporto, posso dizer que ele vai ser engenheiro de obra pronta porque já encontrou tudo pronto e acabado", disse.   
 
 

Enviado por Da Redação - 19.7.2019 | 20h01m
#Política
Governadores do Nordeste manifestam indignação sobre comentários do presidente

O governador Rui Costa divulgou nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (19), uma carta dos governadores do Nordeste sobre recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os gestores da região manifestam "espanto e profunda indignação" em relação aos comentários do presidente "transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional". Leia a íntegra da carta:
 
"Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
 
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
 
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia". 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 19.7.2019 | 14h23m
#Feira de Santana
Abertas inscrições para Desafio Nordeste de Ciclismo

As inscrições para o Desafio Nordeste de Ciclismo estão abertas até o dia 6 de setembro. A competição, pelas ruas de Feira de Santana, vai acontecer dia 15 de setembro. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os interessados deverão acessar o site www.feiradesantana.ba.gov.br e clicar no link superior da página e preencher os campos com as informações pedidas. O valor da inscrição é de R$ 40. Os boletos deverão ser impressos e pagos na rede credenciada. No site também pode ser visto o regulamento e os circuitos. Serão disputadas provas nas modalidades speed (velocidade), em sete categorias, e MTB tour (montain bike). A competição é aberta para ambos os sexos. O circuito da speed terá 1,7 quilômetro e será montado na avenida Senhor dos Passos. A prova da montain bike vai ser disputada nas avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria – terá 18,9 quilômetros de extensão. As provas serão realizadas em homenagem ao 186º aniversário de emancipação de Feira de Santana. Também prestam tributo ao triatleta Valney Paz, que morreu há pouco mais de dois anos. Os atletas deverão pegar seus kits nos dias 13 de setembro, das 8h às 20h e no dia 14, das 8h às 14h, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que realiza a competição, à rua Estados Unidos, 37, Kalilândia. Todos os atletas que concluírem as suas respectivas provas receberão uma medalha de participação. Na prova de Speed, os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus, medalhas e brindes. Haverá R$ 3 mil em premiação.
 
 

Enviado por Da Redação - 19.7.2019 | 14h20m
#Bahia
Aeroporto de Vitória da Conquista marca nova fase no turismo de negócios

O sudoeste da Bahia vai alçar novos voos e atingir um grau de desenvolvimento visto somente em regiões próximas a Salvador, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23). A homologação da proposta vencedora para a construção do novo aeroporto foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de janeiro de 2014, quando o governador Rui Costa era secretário da Casa Civil. No mês seguinte, em 13 de fevereiro, o então governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para a construção do equipamento, que beneficia uma população estimada em 2 milhões de pessoas no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. Em visita ao novo equipamento, nesta quinta-feira (18), Rui lembrou que, nos últimos seis anos, os aeroportos Glauber Rocha e de Natal foram os únicos construídos no Nordeste. “Antes, os aviões vinham para Vitória da Conquista e não se sabia se iria pousar, por causa das serras e da neblina. Agora, isso não acontece mais. O novo aeroporto atende não somente a Bahia, mas também o norte de Minas. Na terça-feira [23], vamos fazer a inauguração oficial. A partir do dia 25, a Gol já vai operar aqui. Teremos voos diários para São Paulo e para Minas Gerais. Conquista, com certeza, será um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste”. Em agosto de 2016, o Governo do Estado recebeu da Secretaria de Aviação Civil a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. O aviso de licitação da concessão pública do equipamento foi publicado no DOE de 30 de junho de 2018. A licitação foi marcada para 9 de agosto, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), em Salvador. A empresa vencedora é responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos.  O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística. Com o dobro de capacidade em relação ao antigo aeroporto, ainda é possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea. Um exemplo de grandes aviões que podem ser utilizados no novo aeroporto é o Boeing 773-700, com capacidade para 138 passageiros, que será operado pela Gol em voo diário para São Paulo (Guarulhos).
 
 

Enviado por Da Redação - 17.7.2019 | 19h35m
#Assembleia
‘Rui Costa segue mentindo para o povo da Bahia’, declara Targino Machado

‘Rui Costa segue mentindo para o povo da Bahia’, declara Targino Machado
Durante a inauguração de novos leitos cirúrgicos no Hospital da Mulher nesta manhã de quarta-feira, o governador da Bahia, Rui Costa, deu uma declaração que preocupou os servidores públicos do Estado. De acordo com o petista, há possibilidade de novas alterações nas aposentarias dos servidores baianos – em dezembro de 2018 a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que aumentou a alíquota da contribuição previdenciária de 12% para 14%. De acordo com estimativas do próprio governador, a alíquota da contribuição previdenciária aumentaria novamente, desta vez com um gosto ainda mais amargo para o servidor: sairia dos 14% para 22%. Preocupado com essa possível mudança, o deputado estadual Targino Machado, Líder da Oposição na ALBA, criticou o fala do governador: ‘Rui Costa mentiu e segue mentindo para o povo da Bahia’. “Vejo com muita preocupação a declaração do governador Rui Costa, que mentiu e segue mentindo para o povo da Bahia. Ele não se contentou em aumentar a alíquota da contribuição previdenciária dos servidores de 12% para 14% em 2018 e já quer apunhalar pelas costas o povo baiano novamente. Rogo a Deus que essa ideia não seja levada adiante”. “O governador Rui Costa tem se transformado no maior exemplo de estelionato político da história. Ele venceu a última eleição falseando, mentindo para a população da Bahia. Para completar, o governador já avisou que não vai conceder aumento dos salários dos servidores nos próximos anos. Governador, toma juízo e tenha pena de quem lhe deu a mão”, completou Targino. (Assessoria)
 
 

Enviado por Da Redação - 17.7.2019 | 16h55m
#Feira de Santana
Prefeito parceria da Prefeitura com a UEFS para a realização do 12º FLIFS

Prefeito parceria da Prefeitura com a UEFS para a realização do 12º FLIFS
Em encontro mantido com o reitor da universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro do Nascimento, o prefeito Colbert Martins Filho reafirmou a parceria do Governo Municipal com a instituição de ensino para a realização da 12ª Feira do Livro, festival literário que ocorrerá entre os dias 24 e 29 de setembro. Atendendo à solicitação da curadoria do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), a Prefeitura investirá R$ 100 mil em vale-livros que serão distribuídos entre professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, como vistas a incentivar a prática da leitura. Para a parte estrutural da mostra, dez sanitários químicos serão posicionados pela Prefeitura no sítio da FLIFS, na Praça João Barbosa de Carvalho ( a Praça do Fórum). Também será instalado neste espaço um gerador de energia com potencia para 180 KVA, assegurando o fornecimento ao longo da realização do festival literário. O Governo Municipal arcará com recursos da ordem de R$ 30 mil, destinados ao pagamento das atrações artístico-culturais que se apresentarão no circuito. A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar um posto de saúde num dos stands da mostra. Esta unidade terá o aporte diuturno de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Agentes de trânsito disponibilizados pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vão promover a organização do fluxo de veículos, estacionamento de ônibus escolares, veículos institucionais e expositores, além de orientar o fluxo de carga e descarga de volumes, na área reservada para este fim. Na parceria firmada pelo Poder Público Municipal com a UEFS para a realização da FLIFS, são envolvidas no apoio logístico as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Saúde, Educação; Cultura, Esporte e Lazer, Prevenção à Violência e SMTT. Tais compromissos foram celebrados na Sala dos Prefeitos, na Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira,17. Do encontro participaram, além do prefeito e o reitor da UEFS, a pró-reitora de Extensão, Rita Brêda, e Eliana Mota, coordenadora da FLIFS.
 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 
2019
Ago | Jul | Jun | Mai | Abr |
Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2019 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial