×
Política / 16 de abril de 2024 - 10H 47m

Sindicato de servidores e Prefeitura de Feira apresentam proposta para pagamento de precatórios a professores em 2024

Sindicato de servidores e Prefeitura de Feira apresentam proposta para pagamento de precatórios a professores em 2024
Foto: Divulgação

Cerca de 150 professores da rede pública municipal de Feira de Santana que participaram de uma assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDESP), na tarde de segunda-feira (15), aprovaram, por maioria, a autorização para o Governo Municipal realizar uma pesquisa visando à antecipação do pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Os precatórios em questão são referentes ao período de trabalho dos professores entre 1997 e 2006. A União tem até junho de 2025 para realizar o pagamento, mas a proposta apresentada à categoria prevê antecipação do recurso dos precatórios através da negociação do crédito junto a uma instituição financeira, de forma que os professores possam receber o valor ainda este ano.

O advogado Danilo Freitas, do departamento jurídico do SINDESP, explicou que a proposta envolve a antecipação dos precatórios através de bancos públicos, a partir de um desconto (deságio). O valor do desconto ainda está sendo negociado, mas pode variar entre 8% e 15%.

“O dinheiro obtido será utilizado para pagar os professores imediatamente”, explicou.

O representante da Prefeitura de Feira, o advogado Carlos Alberto Moura Pinho, afirmou que o Governo já enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para autorizar o repasse dos recursos aos professores.

“No entanto, a antecipação do pagamento, conforme proposta apresentada, é uma decisão que cabe à categoria”, pontuou.

O presidente do SINDESP, Hamilton Ramos, avaliou positivamente a proposta e revelou os próximos passos após aprovação pela maioria dos professores presentes na assembleia.

“Após termos o resultado das negociações com os bancos, apresentaremos a proposta final aos professores para que eles possam aprovar ou não a antecipação”, disse.

Micareta de Feira 2024 / 16 de abril de 2024 - 10H 25m

Secretário explica ausência, mais uma vez, de Rachel Reis na Micareta de Feira

Secretário explica ausência, mais uma vez, de Rachel Reis na Micareta de Feira
Foto: Julia Pavin

Mais uma vez, a cantora feirense Rachel Reis ficou de fora da grade de artistas contratados pela Prefeitura de Feira de Santana para a Micareta que acontecerá entre esta quinta (18) e o domingo (21).

Quando questionado pelo Blog do Velame sobre o motivo da ausência da artista na principal festividade da Princesa do Sertão, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho disse que as negociações não avançaram.

“Olhe, nós tivemos algum contato inicial sim, através de empresários, mas, terminou a convergência não concluindo para esse ano”, respondeu.

Sucesso da música no país, dona de uma voz suave, que mistura toda a brasilidade da MPB com o ritmo do arrocha e até do pagodão. É dela o hit de sucesso ‘Maresia’, que foi trilha da novela ‘Fuzuê’, da TV Globo. Rachel também emplacou ‘Caju’ na trilha sonora de ‘Cangaço Novo’, série de sucesso do Prime Video.

INDICAÇÃO AO GRAMMY LATINO

‘Meu Esquema’, o primeiro disco de Rachel Reis foi indicado ao Grammy Latino 2023 – uma das principais premiações do mundo – na categoria de melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa. O disco foi incluído nas principais listas de melhores do ano, Rachel foi indicada como artista revelação no Prêmio Multishow e pela Associação Paulista de Críticos de Artes, este último a feirense conquistou o prêmio.

NÚMEROS

Os dados da cantora de Feira de Santana nos principais aplicativos de música impressionam. No ‘Spotify’, por exemplo, Rachel Reis acumula quase 900 mil ouvintes mensais. ‘Maresia’ tem mais de 24 milhões de streams. No ‘Youtube’, o canal da cantora acumula mais de 10 milhões de visualizações.

Micareta de Feira 2024 / 16 de abril de 2024 - 09H 10m

Confira a programação completa da Micareta de Feira 2024

A grade completa de atrações da Micareta 2024, que será iniciada oficialmente na próxima quinta-feira (18) e segue até domingo (21) – além do arrastão com Thiago Aquino na segunda (22) – foi anunciada pelo prefeito Colbert Filho nesta segunda-feira (15). São mais de 150 atrações no total que vão animar o folião no circuito Maneca Ferreira (avenida Presidente Dutra, circuito Charles Albert (Praça da Kalilândia), Palco Reggae Vibes Jota Morbeck (rua Felinto Marques) e no Pranchão (avenida Maria Quitéria).

O anúncio da grade aconteceu no Museu Parque do Saber e contou com a presença de profissionais de imprensa, artistas e membros da equipe de governo envolvidos na realização da festa.

Dentre as atrações, na quinta-feira (18) estarão no circuito Maneca Ferreira: Bell Marques; Solange Almeida; Daniela Mercury; Filhos de Jorge; Armandinho, Dodô e Osmar; Pagode do Segredo; Silvano Salles; Thiago Aquino (bloco A Loja); dentre outras.

Na sexta-feira (19) a animação no circuito principal será comandada por: Tuca Fernandes; La Fúria, Alinne Rosa; Psirico; O Kannalha; Roberto Kuelho; Xanddy Harmonia; Luiz Caldas; Devinho Novaes; e muitos outros.

No sábado (20) estarão no circuito Maneca Ferreira: Chiclete com Banana; Durval Lelys; Timbalada; Parangolé; Paulo Bindá; Paula Sanffer; Terra Samba; dentre outras atrações.

No domingo (21), último dia oficial da folia, destaque para apresentações de: Léo Santana; Márcia Porto; Rafa e Pipo Marques; Quixabeira da Matinha; Ninha; Chicana; É o Tchan; Cheiro de Amor; Lá Fúria; Adelmário Coelho; e várias outras.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GRADE COMPLETA

Feira de Santana / 16 de abril de 2024 - 09H 08m

Prefeitura de Feira cria espaço no período da Micareta para atender catadores de latinhas

Os catadores de latinhas e materiais recicláveis terão atenção especial na Micareta 2024. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) vai instalar um ponto de apoio na rua São Domingos para acolhê-los.

Neste local os cantadores terão acesso a refeitório, vestiário e área de convivência, além da distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Essa iniciativa está sendo viabilizada junto à empresa Sustentare, responsável pela limpeza e coleta de lixo na cidade.

O secretário interino da pasta, Denilton Brito, explica que o projeto Micareta Sustentável e Solidária vai atender os catadores de recicláveis cadastrados na Associação Gabriela III e na cooperativa Artemares – entidades que demonstraram interesse em participar do projeto.

“Além da oferta de alimentação e itens necessários para a atividade que os catadores de recicláveis desenvolvem, como balanças eletroeletrônicas e sacos de ráfia, será disponibilizado o transporte dos materiais coletados para as cooperativas. Será utilizado para isso um caminhão Munck e equipes para atender essa operação”, explica Denilton Brito.

Ainda no período da Micareta [a festa começa nesta quinta-feira (18) e segue até a manhã de segunda-feira (22) com o arrastão do cantor Thiago Aquino], a Sesp junto à Sustentare vão promover a capacitação de 320 colaboradores que vão atuar na coleta de lixo na cidade. Estes profissionais foram contratados especialmente para o período da Micareta.

Denilton Brito ainda destaca que os filhos dos catadores de materiais recicláveis poderão ficar no espaço reservado às crianças e adolescentes, que está sendo montado pela Prefeitura de Feira no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde haverá equipes de profissionais para assisti-los.

“Criamos um espaço para acomodar os filhos dos catadores de latinhas e materiais recicláveis que, muitas vezes, não têm com quem deixar essas crianças. Será um local acolhedor e seguro”, acrescenta o titular da Sedeso lembrando que todas essas pessoas foram previamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Feira de Santana / 15 de abril de 2024 - 14H 13m

Auto Escola Amorim consolida sucesso e inaugura nova unidade na Avenida Fraga Maia

Auto Escola Amorim consolida sucesso e inaugura nova unidade na Avenida Fraga Maia
Foto: Divulgação

A concretização de um sonho. Foi assim que a Auto Escola Amorim iniciou as suas atividades em Feira de Santana. Em 2016, quatro irmãos resolveram dar início ao que seria uma das maiores empresas do segmento, como forma de homenagear o legado do patriarca Edgard Amorim.

A primeira unidade foi inaugurada na Avenida João Durval Carneiro, mas rapidamente se expandiu para a JJ Seabra, a Artêmia Pires e, agora, chegando à Avenida Fraga Maia, um dos principais vetores de crescimento da cidade.

O sucesso não foi fruto do acaso. Por trás de toda o sucesso da empresa existe um árduo trabalho para oferecer estruturas modernas e equipadas, todas projetadas pela Arquiteta Ana Cristina e pela empresa F & C Engenharia.

Outro diferencial é o tempo recorde para a obtenção da CNH. Em cerca de dois meses já é possível concluir os trâmites. As condições de pagamento também fazem a diferença, com possiblidade de parcelamento em até 18x. Tudo isso para desburocratizar o processo da habilitação.

Um dos sócios proprietários da Auto Escola, Edgar Amorim Júnior revela como surgiu a ideia de inaugurar a nova unidade. “A instalação vem com o intuito de atender a necessidade da região, que está em plena expansão e por acreditarmos que a CNH não é apenas um documento na vida das pessoas. É um sonho e também uma oportunidade de melhorar a vida profissional”, destacou ao Blog do Velame.

Segundo ele, o público tem tido uma adesão acima da expectativa na nova unidade, que já está em pleno funcionamento, com alunos matriculados e em processo de adquirir a tão sonhada CNH.

“Temos instrutores qualificados, veículos novos e dois centros de treinamentos privativos, com excelente sistema de segurança e com pista similar a utilizada no exame prático do Detran. Em breve iremos inaugurar o nosso terceiro centro de treinamento com o intuito de otimizar as aulas prática”, concluiu Amorim.

Micareta 2024 / 15 de abril de 2024 - 13H 54m

Igor Kannário puxará trio no sábado de Micareta de Feira

Igor Kannário puxará trio no sábado de Micareta de Feira
Foto: Reprodução

Durante a coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira (15), pela Prefeitura de Feira de Santana para divulgar a programação completa da Micareta de Feira um nome chamou a atenção: o cantor Igor Kannário.

O ‘Príncipe do Gueto’ não foi contratado pela Prefeitura de Feira de Santana. Até o momento, apenas o Município e o Estado contrataram atrações para se apresentar na ‘pipoca’.

“Eu entendo que possivelmente já havia algum tipo de contato anteriormente. Não consigo lhe dizer quem é o contratante, há uma solicitação para a fila, para ter a apresentação do artista Igor Kannário. Ele esteve ano passado e está vindo agora este ano”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho.

No sábado (20), a programação no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra está prevista para iniciar ao meio-dia. Contudo, o horário da apresentação de Kannário não foi divulgada.

Política / 15 de abril de 2024 - 13H 00m

Ex-deputada federal, Dayane Pimentel diz estar analisando apoio, mas faz elogios a Zé Neto: ‘Lançou-se em grande estilo’

Ex-deputado federal e exercendo o cargo de coordenadora da Embratur no Nordeste, Dayane Pimentel ainda não decidiu quem terá o seu apoio na corrida eleitoral pelo Paço Maria Quitéria este ano.

Apesar da indefinição, ela fez questão de elogiar publicamente o lançamento da pré-candidatura de Zé Neto, que concorrerá pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Feira de Santana.

“O lançamento da candidatura do deputado Zé Neto (qual acompanhei pelas redes) foi muito grande, contou com várias lideranças estaduais de envergadura e um público bastante animado. Lançou-se em grande estilo. Em tempo, agradeço o convite que recebi para prestigiar o evento, mas estava em agenda fora da cidade. Ainda não decidi qual projeto apoiarei. Mas já estou analisando tudo”, disse.

No último pleito, Dayane Pimentel chegou a tentar a Prefeitura, mas terminou em quarto lugar, com pouco mais de 13 mil votos. No segundo turno, fez campanha contra o atual prefeito Colbert Martins (MDB), aparecendo em inserções petistas na TV.

Feira de Santana / 15 de abril de 2024 - 12H 58m

13 mil reais por mês: alunos do curso de Medicina da UNEX fazem novo protesto diante de ‘aumento abusivo’

13 mil reais por mês: alunos do curso de Medicina da UNEX fazem novo protesto diante de ‘aumento abusivo’
Foto: Reprodução

O aumento da mensalidade do curso de Medicina tem trazido angústia e incertezas para muitos estudantes da UNEX, antiga UniFTC, aqui em Feira de Santana. A categoria segue em protesto contra a decisão da instituição privada.

Após um ato virtual, desta vez os alunos resolveram ir para as ruas. E nem mesmo a chuva, na manhã desta segunda-feira (15), impediu o movimento. Com cartazes e palavras de ordem, os acadêmicos buscaram sensibilizar a faculdade.

Alguns deles, ouvidos pelo Blog do Velame, relataram a preocupação, inclusive, de ter que desistir do sonho e abandonar o curso de Medicina, já que os altos valores não contemplam a realidade financeira de boa parte dos estudantes.

Um dos pontos contestados é a disparidade entre o preço praticado em Itabuna em comparação à Feira de Santana. Na primeira, o valor seria de R$ 8600, enquanto na Princesa do Sertão precisarão desembolsar mensalmente R$ 13.045.

Não para por aí. Os alunos denunciam ainda a falta de professores, as condições de campus precárias, as escassez de aulas práticas e teóricas, a ausência de hospital-escola e clínica, além de salas de tutoria insuficientes para a quantidade de alunos e superlotação das instalações da faculdade.

Em último comunicado, a diretoria da UNEX alega que o índice aplicado de, aproximadamente 7%, está abaixo da inflação acumulada nos últimos dois anos, que foi de cerca de 10,4%.

Micareta 2024 / 15 de abril de 2024 - 12H 06m

Escandurras, Luiz Caldas e Edson Gomes são anunciados como atrações da Micareta de Feira

Escandurras, Luiz Caldas e Edson Gomes são anunciados como atrações da Micareta de Feira
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Feira de Santana realizou uma coletiva à imprensa, no Museu Parque do Saber, para anunciar as atrações da Micareta. Segundo o Município, cerca de 150 artistas foram contratados para atuar na folia momesca.

Entre os principais nomes divulgados estão: Araketu, Lincoln, Luiz Caldas, Toque Dez, Maryzelia, Edson Gomes, Devinho Novaes, Terrasamba, Gerônimo, Silvano Sales, Babado Novo, Escandurras, Cheiro de Amor e Adão Negro.

ATRAÇÕES DIVULGADAS ANTERIORMENTE

Bell Marques, Solange Almeida, Thiago Aquino, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Psirico, Filhos de Jorge, Olodum, Alinne Rosa, Tuca Fernandes e Jau.

Roberto Kuelho, Márcia Porto, Dionorina, Djalma Ferreira, Paulo Bindá, Quixabeira da Matinha e Pagode do Segredo. Parangolé, Timbalada, Libu do Reggae, É o Tchan, Oh Polêmico, Durval Lellys, Armandinho e Magary Lord.

Política / 15 de abril de 2024 - 00H 34m

Presidente da Câmara rouba a cena e cai no choro ao homenagear Lula: ‘O povo está feliz’

Presidente da Câmara rouba a cena e cai no choro ao homenagear Lula: ‘O povo está feliz’
Foto: Blog do Velame

Uma das cenas que mais repercutiu durante o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Zé Neto (PT) não foi protagonizada por ele, mas, sim, pela presidente da Câmara de Vereadores.

Ao subir ao palanque para discursar, Eremita Mota (PP) resolveu erguer uma toalha em homenagem ao presidente Lula (PT). Segundo ela, o gesto foi um pedido do povo, para demonstrar a felicidade com o governo.

Ovacionada, a vereadora abraçou a foto de Lula e prontamente caiu no choro, sendo abraçada pelo senador Jaques Wagner e pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Mesmo apoiando ACM Neto na última eleição, Eremita Mota nunca escondeu a sua predileção política pelo atual presidente. Poder marchar junto com o grupo petista, de acordo com ela, foi a realização de um sonho.

Política / 15 de abril de 2024 - 00H 12m

Partido Progressistas assume protagonismo em Feira e sonha em emplacar vice de Zé Neto

Partido Progressistas assume protagonismo em Feira e sonha em emplacar vice de Zé Neto
Foto: Blog do Velame

Renascendo das cinzas sob a tutela do empresário Yuri Guimarães, o Partido Progressistas (PP) tem roubado a cena no cenário político de Feira de Santana.

A sigla que, antes, possuía pouca ou quase nenhuma expressão na segunda maior cidade do estado, vê o jogo virar, com a possiblidade de definir os rumos da acirrada sucessão ao executivo.

Com o fim da janela partidária, o PP conseguiu a façanha de se tornar a maior bancada da Casa da Cidadania, com sete vereadores, incluindo a presidente da Câmara, a ex-tucana Eremita Mota.

As ambições não param por aí. Durante o lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado federal Zé Neto (PT), uma das primeiras lideranças a chegar foi a própria Eremita, trazendo consigo centenas de apoiadores, que tremulavam com entusiasmo as bandeiras do PP. Um gesto claro para demonstrar força política.

Com a confirmação de que Yuri Guimarães coordenará a campanha petista, graças à sua “habilidade de articulação”, resta um último desejo pepista: emplacar a matriarca, Eremita, como vice de Zé Neto.

O próprio pré-candidato já admitiu ao Blog do Velame que o nome da presidente está na mesa. Hoje a tendência é que dispute a indicação com o ex-vereador Roberto Tourinho (PSB).

Presente em Feira de Santana para o evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reconheceu o desembarque do PP como um ato de coragem. Segundo ele, as declarações de Eremita demonstraram liberdade e alívio.

As trocas de elogios se seguiram. Em um momento inusitado, a vereadora disparou que o governador era “um gato”, pedindo licença à primeira-dama do Estado. Teve espaço até para choro da presidente, que não se conteve em lágrimas ao erguer uma bandeira de Lula e ser consolada por Jerônimo.

No pré-lançamento de Zé Neto, Eremita, política experiente, conseguiu trazer para si os holofotes, largando em vantagem na corrida interna. Os próximos capítulos dirão se a tática dará certo ou não.

Política / 14 de abril de 2024 - 13H 56m

Zé Neto oficializa pré-candidatura a prefeito de Feira, com apoios de Lula, Jerônimo e Wagner

Zé Neto oficializa pré-candidatura a prefeito de Feira, com apoios de Lula, Jerônimo e Wagner
Foto: Blog do Velame

Sob as bençãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do senador Jaques Wagner (PT), e com o apoio de diversas lideranças políticas e apoiadores, o deputado federal Zé Neto (PT) lançou, oficialmente, a sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana.

O ato aconteceu na manhã deste domingo (14), em uma casa de eventos da cidade. Segundo os organizadores, cerca de seis mil pessoas marcaram presença, atingindo a capacidade máxima do espaço.

Esta é a sexta vez em que o petista tenta ocupar a liderança do executivo feirense. São nove os partidos que se somam nesta empreitada: PT, PSB, PSD, PP, PCdoB, MDB, Podemos, PV e Avante.

Zé Neto tem 60 anos e é formado em Direito pela UFBA. Já foi vereador, deputado estadual e, agora, ocupa uma das cadeiras no Congresso Nacional, sendo eleito com 128.439 mil votos.

Em seu discurso, o pré-candidato alfinetou o grupo político que comanda a cidade há 24 anos, demonstrando otimismo com a união dos partidos que se somam já neste primeiro momento.

“Nós vamos construir uma cidade, e não um espaço de ameaças. Essa cidade não pode ser governada por uma só cabeça. O que nós vamos buscar é a cumplicidade”, garantiu Zé Neto.

Feira de Santana / 14 de abril de 2024 - 13H 44m

Estudantes de Teatro da UFBA gravam cenas em praça de Feira de Santana

Celebrando a oportunidade de poderem colocar em prática os aprendizados adquiridos no componente curricular Teatro de Rua e Espaços Alternativos para a Cena, ministrado no 5º bimestre pelo Professor Dr Licko Turle, com suporte da Professora Tutora Débora Rocha, os estudantes Antonia Sousa, Gesser Pereira, Lissandra Viena, Roberto Neto e Ronaldo Almeida, do Curso de Teatro EaD da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, realizaram gravação de adaptação feita da Obra – Cordel do Amor sem Fim, da autora Cláudia Barral.

Num enredo adaptado da obra, que conta a história de amor entre Tereza e Antonio, logo em seguida atravessada pela presença sedutora de José que insiste em paquerar Tereza e de uma jovem chamada Carminha, interessada em José, a adaptação
promove e novidade da peça de amor que será naquela praça, incitando a discórdia entre José a Anonio em disputa por Teresa. Como cenário, a praça escolhida foi a Praça Fróes da Mota, localizada no centro de Feira de Santana, a qual agrega diversos elementos importantes, como o coreto, pontos de vans, o vai e vem de cidadãos e claro, o casarão da família que é homenageada, na pessoa do coronel Agostinho Fróes da Mota, personalidade feirense importante. Movidos pelo desafio proposto pelo componente, os estudantes organizaram os elementos cênicos, figurinos, roteiro feito a partir da adaptação criada pela estudante Antonia, realizando ensaios virtuais e outros presenciais, antes da gravação, visando o trabalho de preparação corporal, vocal, interpretação, além do trabalho de conhecimento do espaço cênico, uma vez que o Teatro de Rua é aberto e possível de diversas variáveis, o que faz com que a atuação tenha boa projeção, concentração dos atores e total relação com o público.

Num trabalho de direção coletiva, repleto de colaboração e estudo, os estudantes de Teatro inauguraram um novo momento do Teatro e Feira de Santana, o início de muitas outras ações, com muitos dias e horas de ensaios, diálogos, estudos e escritas, pois levaram para as ruas e praças, uma prática até então vista apenas em teatros fechados da cidade, que seguem o modelo italiano onde, o público sentado, está direcionado à um palco onde a cena acontece. Desta forma, atendendo a proposta do componente, as gravações feitas levaram em consideração a participação do público, o qual foi receptivo, participativo e amistoso, contribuindo numa das partes da cena, onde deveriam dizer com quem a personagem deveria ficar, o que pode ser visto no vídeo produzido pelos estudantes e que teve direção de gravação de Nélio Alvarenga, responsável pela gravação, edição e fotografias.

“Para os estudantes, foi um momento grandioso, pois possibilitou um estreitamento maior das relações entre colegas, uma prática mais focada e pesquisa aprofundada, bem como o exercício da direção, codireção e criação”, afirmou Roberto Neto, um dos membros da equipe.

Micareta 2024 / 13 de abril de 2024 - 10H 24m

Bell Marques lidera lista de atração mais cara contratada pela Prefeitura para a Micareta; veja outros valores

A edição do Diário Oficial Eletrônico deste sábado (13) trouxe alguns valores de cachês das atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana para se apresentarem na Micareta, que acontecerá entre os dias 18 a 22 de abril.

Bell Marques lidera a lista como a atração mais cara até o momento. O astro do axé music receberá 500 mil reais para tocar na quinta-feira (18), primeiro oficial da folia.

Léo Santana vem na sequência com contrato de R$450 mil para se apresentar no domingo de Micareta. Xanddy Harmonia estará no segundo dia de festa pelo valor de 300 mil reais. Durval Lellys vai se apresentar no circuito Maneca Ferreira no sábado (20) por R$250 mil.

A banda Timabalada foi contratada por 170 mil reais para o terceiro dia de festa. Mesmo valor de Psirico que estará na sexta (19). O grupo É o Tchan se apresentará no último dia de Micareta por R$ 165 mil. Solange Almeida receberá 150 mil reais para cantar na quinta-feira.

A Prefeitura de Feira contratou para a sexta, Olodum por 140 mil reais. Alinne Rosa e Tuca Fernandes receberão cada um R$ 90 mil para se puxarem o trio no segundo dia de Micareta. O cantor Jau se apresentará na quinta por 80 mil reais.

A banda Filhos de Jorge foi contratada por R$ 50 mil e se apresentará no circuito Maneca Ferreira no primeiro dia de festa. O cantor Filipe Alladin estará no sábado por 35 mil reais. Os demais valores das atrações ainda não foram divulgados pelo Município.

Micareta 2024 / 13 de abril de 2024 - 10H 23m

Olodum, Jau, Filhos de Jorge, Tuca Fernandes e Alinne Rosa se apresentarão na Micareta de Feira

Olodum, Jau, Filhos de Jorge, Tuca Fernandes e Alinne Rosa se apresentarão na Micareta de Feira
Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira (15), às 10h, a Prefeitura de Feira de Santana divulgará a programação completa de atrações para a Micareta que começa no próximo dia 18. Contudo, o Diário Oficial Eletrônico “entregou” seis novas atrações contratadas pelo Município.

É que na edição deste sábado (13), foram publicados alguns extratos de inelegibilidade de licitação para a contratação de artistas para a folia momesma e, dentre as divulgações, constam seis atrações que ainda não haviam sido oficializadas pela Prefeitura.

Alinne Rosa, que se apresentará no circuito Maneca Ferreira na sexta de Micareta. A banda Olodum, que também tocará no segundo dia oficial de folia. Outra confirmação foi a banda Filhos de Jorge, que vai se apresentar na quinta-feira. Mesmo dia em que o cantor Jau será atração na Micareta. Já Tuca Fernandes consta na programação da sexta-feira. Enquanto Filipe Aladin cantará no sábado de Micareta.

ATRAÇÕES JÁ DIVULGADAS PELA PREFEITURA

Bell Marques, Solange Almeida, Thiago Aquino, Léo Santana, Xanddy Harmonia e Psirico.

Roberto Kuelho, Márcia Porto, Dionorina, Djalma Ferreira, Paulo Bindá, Quixabeira da Matinha e Pagode do Segredo. Parangolé, Timbalada, Libu do Reggae, É o Tchan, Oh Polêmico, Durval Lellys, Armandinho e Magary Lord foram os outros nomes anunciados pela Prefeitura.

Feira de Santana / 12 de abril de 2024 - 12H 49m

Gentileza: morador de Feira de Santana viraliza ao realizar ensaio fotográfico de pintor de sua casa

Ações de gentileza, transformam vidas. Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido alguma frase parecida com esta que iniciou esta matéria. A história que você lerá agora é sobre generosidade e gentileza.

Fotógrafo há dez anos, Filipe Oliveira, morador de Feira de Santana é casado com Máilika Oliveira e, juntos, trabalham com fotografia de casamento, casais, família e gestantes. Acontece que o feirense precisou de um serviço de pintura em sua casa, por indicação, Filipe contratou Milton Machado.

“Comecei a perguntar coisas da vida dele, se ele tinha o hábito de postar os seus serviços nas redes sociais. Quando eu vi a foto do perfil do WhatsApp dele com apenas um cartão eu disse: “quando o senhor terminar quero tirar umas fotos suas para usar no seu perfil”. Mas a camisa que ele estava usando não combinava com a boina, então eu peguei uma camisa minha e coloquei pra ele usar”, contou Filipe ao Blog.

E foi aí que a ação de gentileza e generosidade foi feita: o fotógrafo realizou um ensaio profissional pro pintor contratado, divulgou o resultado nas redes sociais e a boa ação ganhou repercussão nacional.

“Só queria ajudá-lo a transmitir o excelente profissional que ele é através de uma fotografia que comunicasse isso. Porém, tenho hábito de documentar o que se passa em minha vida e quem sabe transformar em um conteúdo. E foi assim com o caso do seu Milton, queria que ele se enxergasse como um profissional excelente e transmitisse isso para as pessoas. E mostrar para ele a importância e a diferença que faz se apresentar com uma boa imagem no ambiente de trabalho”, explicou.

Desde então, Filipe tem recebido milhares de comentários de pessoas do Brasil inteiro aplaudindo a ação de gentileza.

“Quero que você que leu essa matéria ou assistiu ao vídeo seja inspirado a reparar mais no outro com empatia, amor e possa marcar a vida de alguém com gesto que pode parecer simples, mas que fará toda a diferença”, finalizou o morador de Feira de Santana.

Foguetinhos Velamados - Eleições 2024 / 12 de abril de 2024 - 11H 30m

Foguetinhos Velamados

CENTRÃO DO FEIRAGUAY

O Progressistas foi quem se saiu melhor na cooptação de vereadores. Conseguiu atrair 7: Luis da Feira, Paulão, Eremita Mota, Pedro Cícero, Pastor Valdemir, Ron do Povo e Emerson Minho. E o partido é daqueles bem ecléticos, sabe? É tipo um centrão do Feiraguay, onde tem de tudo um pouco! Tem vereador apoiando o Zé Ronaldo (UB), outros torcendo por Zé Neto (PT).


QUASE SOBROU

Passada uma semana do término do prazo para novas filiações partidárias, muita gente ainda não digeriu as reviravoltas do jogo político. Uma das mais inesperadas foi a saída da vereadora Lú de Ronny do MDB. Ao ser “limada” do partido, do qual chegou a ser cogitada até para candidata a prefeita, ela acabou desembarcando no PV, legenda que está federada com o PT.

QUASE SOBROU II

Outro que ficou sem saber para onde ir até os 45 minutos do segundo tempo foi o polêmico vereador Edvaldo Lima. Chegou até a cogitar uma vaguinha em um partido aliado do deputado federal Zé Neto, mas acabou sendo “aceito” pelo União Brasil, do ex-prefeito José Ronaldo. A chegada do religioso de extrema direita desagradou os pré-candidatos do partido, mas eles foram contidos sob a promessa de titularidade em secretarias municipais em caso de suplência.

PAIM BY MAINHA

Quem deve tentar retornar à Câmara Municipal é o ex-vereador Luciano Paim. Filho da secretária de educação Anaci Paim, ele foi eleito em 2004, aos 23 anos, o vereador mais votado de Feira de Santana com mais de 6 mil votos. Entretanto, após um mandato apagado, acabou não sendo reeleito em 2008 e desapareceu da política. Agora, em 2024, Paim se filiou ao Avante. O irmão dele, Luzico Paim, também está filiado e é o plano B da secretária.

A OBSERVADORA

A saga política de Dayane Pimentel é como uma montanha-russa. Em 2018, ela surpreendeu todo mundo sendo eleita como a deputada federal mais votada da Bahia. Parecia que o mundo político estava aos seus pés, mas aí veio 2020 e ela resolveu dar uma voltinha na montanha-russa municipal, concorrendo à prefeitura de Feira e conhecendo a derrota. Ela decidiu então voltar para a montanha-russa federal em 2022, mas parece que as curvas e loopings da política estavam um pouco mais desafiadores dessa vez e não conseguiu a reeleição. E assim, em 2024, Dayane ganhou uma nova perspectiva política: a de observadora. Mas não se enganem. Ela jura que essa pausa para observar não é um adeus, é só uma pausa antes do retorno em 2026.

QUASE FELIZ

No off, diversos aliados do governador Jerônimo saíram desiludidos com as atrações anunciadas pelo Governo do Estado na Micareta 2024. Entretanto, ninguém teve coragem de expressar o descontentamento para o governador, que, em uma entrevista, chegou a dizer que não participou das escolhas das atrações, apenas pediu que priorizassem os artistas locais.

CANDIDATOS EXÓTICOS

Findado o prazo para filiação partidária, começamos a descobrir quem são as “personalidades feirenses” que vão tentar uma das 21 vagas na Câmara de Feira de Santana. Famoso no Instagram, o irreverente Magrinho do Feira Diferente vai se aventurar na política pelo PSB. Já Lete Simões, ex-apresentadora da TV Subaé e que voltou a ser lembrada recentemente por aparecer em vídeos acampada no 35BI em apoio a Bolsonaro, se junta ao União Brasil, ao lado de Carlos Lino, médico que ficou conhecido ao se vestir de mulher após um caso de homofobia durante um atendimento de uma paciente. Alan Barro, motorista de aplicativo e líder comunitário conhecido por fazer bem-humoradas denúncias através do Instagram, será um dos candidatos do PMB.

BRODERAGEM

Um agitador cultural feirense fez uma observação a esta coluna sobre uma das atrações da Micareta de Feira anunciada pelo Governo do Estado durante o evento no Amelio Amorim. Segundo ele, o único mérito que justifica a pessoa estar na grade da folia feirense é ser da patota do secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro.

Feira de Santana / 12 de abril de 2024 - 10H 30m

Hospital da Criança e Polícia Militar levam cavalos para alegrar o dia de crianças e adolescentes internados

O Hospital Estadual da Criança (HEC) e a Polícia Militar realizaram, nesta quinta-feira, 11, mais uma edição do projeto Equino Atividade – “Alegria a Galope”. A ação leva aos acompanhantes, familiares, pacientes e colaboradores do HEC a oportunidade de interagir com animais do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, proporcionando recreação, alegria e diversos benefícios à saúde. Um dia especial que transformou o ambiente hospitalar.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Ielma Soares, a atividade faz parte da busca dos profissionais por estratégias e ferramentas terapêuticas para o paciente lidar com o seu processo de adoecimento. E o cavalo proporciona esse desenvolvimento, seja ele tátil, porque o paciente pode acariciar o cavalo e sentir o animal; seja motor, através da montaria – a depender da condição clínica do paciente; seja também emocional e afetivo, gerando boas memórias e experiências de socialização enquanto compartilha o momento com outros internados.

“Então, se ele estiver triste, com medo ou angustiado, o ato de tirá-lo do leito, levá-lo à área externa, uma área verde, para ter contato com o animal, isso é terapêutico. A regulação emocional é um fator importante que pode favorecer, inclusive, na melhora clínica do paciente. Pois à medida que essas emoções estão reguladas, é possível enfrentar melhor o adoecimento, o prognóstico e a hospitalização. Favorecendo, inclusive, a alta”, explica a psicóloga.

Foi o que aconteceu com Eyshila, de 10 anos. Ela e a mãe vieram de um povoado em Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia. Internada com a filha há 13 dias para tratar um quadro de pneumonia, a mãe conta o efeito que a experiência causou. “Senti que a minha filha foi muito bem atendida aqui, mas sair do quarto, ter contato com o ar livre, foi maravilhoso. No início ela ficou sem coragem, mas depois que viu os coleguinhas indo, ela montou e gostou tanto que deu três voltas! Pra mim foi importante ver a minha filha feliz. O sorriso de felicidade mais bonito que eu vi na minha filha, foi hoje”, comemora Rosana Vieira.

O mesmo conta Gilvanete Lima, que levou o pequeno Ícaro, de 12 anos, para participar da atividade. “Eu gostei demais da experiência”, revela. Sem conter o riso, Ícaro expõe o desejo de montar novamente em um cavalo quando receber alta: “Não senti medo, só alegria!”, diz.

As ações de humanização do HEC são organizadas e supervisionadas pela equipe multiprofissional do hospital. Parceira, a Polícia Militar segue protocolos de segurança e higienização para apresentar os animais ao manuseio das crianças e adolescentes. Nesta edição, participaram da atividade os acompanhantes e pacientes pediátricos internados no terceiro andar do hospital.

“Após a primeira edição deste projeto, fizemos reuniões para avaliar como foi o evento, e foi muito positivo. Ouvimos relatos dos pacientes da primeira edição falando sobre como foi importante trazer esses animais para o hospital, então, estamos fazendo a segunda edição e a ideia é realizá-la a cada dois meses”, pontua a diretora operacional do HEC, Lívia Leite.

Política / 12 de abril de 2024 - 01H 05m

Deputado quer proibir uso de redes sociais por crianças menores de 10 anos em toda a Bahia

Um projeto de lei, de autoria do deputado Roberto Carlos (PV) tem dado o que falar. Isto porque, o parlamentar defende a proibição do uso de redes sociais por crianças menores de 10 anos, em todo o território estadual, independente do consentimento dos pais ou responsáveis.

Segundo ele, o objetivo do projeto é proteger integralmente as crianças em ambientes digitais, citando o artigo n° 227 da Constituição Federal.

“Existe comprovação, por vários estudos no mundo, sobre os danos causados à formação de crianças, especialmente no limite de 10 anos de idade, sobretudo as mídias sociais, pois elas criam uma série de prejuízos de desenvolvimento físico, mas, principalmente psicológico e social, estudados e constatados pela neurociência”, argumentou.

Conforme Roberto Carlos, o uso de redes sociais por crianças afeta a saúde mental, com aumento de sintomas de ansiedade e comportamento de vício, já que as redes sociais são um universo manipulativo dos algoritmos, direcionados pela intenção de engajamento e consumo contínuo.

“As redes sociais devem proibir a criação de contas a crianças menores de 10 anos, bem como devem monitorar e vedar conteúdos que visem à atração evidente desse público e estabelecer mecanismos de verificação de idade – podendo inclusive requerer dos usuários documento de identidade válido”, concluiu.

Saúde / 12 de abril de 2024 - 01H 03m

Hospital da Mulher registra queda de 43% no estoque de leite materno e situação preocupa

Hospital da Mulher registra queda de 43% no estoque de leite materno e situação preocupa
Foto: Reprodução

De acordo com a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o cenário tem sido desafiador para o Hospital da Mulher, que registra um estoque de leite materno 43% abaixo do necessário para atender a demanda das duas UTIs neonatais da unidade.

O Banco de Leite conta com 280 litros de leite humano pasteurizados e prontos para distribuição, mas a quantidade ideal seria de 400 litros.

“Para nutrir um bebê internado na UTI neonatal, utilizamos entre 2 a 3 mL de leite materno. Em média, são distribuídos 3 litros de leite materno para cada bebê internado nas UTIs neonatais, a cada 24 horas. Somente em março, foram coletados 50 litros e distribuídos 89 litros de leite materno, excedendo a quantidade coletada no mês”, explica Nadja Vieira, coordenadora do BLH.

De janeiro a fevereiro de 2024, foram coletados apenas 225 litros de leite materno prontos para distribuição. O Banco de Leite do Hospital da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, oferecendo atendimento para cadastro de novas doadoras e coleta de leite.

Para mais informações ou para agendar uma doação, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone (75) 3602-7156.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov