Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
VOZES DA TERRA 2017
 
Reportagens
Viva Voz
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Agência Câmara - 28.3.2017 | 10h24m
#Brasília
Projeto permite uso do fundo de garantia para pagar IPTU

Tramita na Câmara proposta que permite a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial (IPTU). Apresentada pelo deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), o Projeto de Lei 5384/16 também autoriza o uso do fundo para pagamento das taxas de serviços públicos e contribuições de melhoria incidentes sobre imóvel de propriedade do titular da conta e utilizado para moradia permanente. O texto acrescenta dispositivo à Lei 8.036/90, que trata do FGTS. Lauro Filho ressalta que o FGTS representa, para parcela significativa dos trabalhadores brasileiros, a principal fonte de recursos para aquisição da casa própria. “As dificuldades, contudo, enfrentadas por aqueles que conseguem reunir os recursos para a moradia não se esgotam com a celebração da compra e venda”, afirma o deputado, que cita outros custos que incidem sobre o imóvel. Segundo ele, o Brasil enfrenta tempos de queda acentuada na renda e de aumento expressivo no nível de endividamento das famílias, por isso a permissão para uso do FGTS também para o pagamento do IPTU e demais tributos relacionados à titularidade imobiliária. De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 
 
 

Enviado por Da Redação - 28.3.2017 | 9h44m
#Tecnologia
Rui anuncia realização da Campus Party na Bahia

A Bahia vai receber um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo, a Campus Party. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) pelo governador Rui Costa, que se reuniu com o presidente da Campus, Francesco Farruggia, na sede da Governadoria, em Salvador. "Definimos a realização do evento pela primeira vez na Bahia, para felicidade dos geeks e nerds baianos. Nosso estado entra no circuito internacional da Campus Party, que acontece em países como Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, México e Argentina", afirmou Rui em sua rede social (veja post - http://bit.ly/2nu3JZE). Na próxima semana, o Governo do Estado convocará uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do maior evento internacional de fanáticos digitais.
 
 

Enviado por Da Redação - 28.3.2017 | 8h15m
#Feira de Santana
Tabuleiro da Maria: um livro sobre a alma humana

“Crônicas são sobre fatos do cotidiano, mas estas falam sobre a alma humana”. Esta é a definição do livro Tabuleiro da Maria, para o jornalista e escritor Marcondes Araújo que aceitou a irrecusável tarefa de selecionar 50 textos tecidos com o talento de quem possui histórias no olhar. O título reúne narrativas sobre pessoas e situações que integram o cotidiano de Feira de Santana e da própria vida da autora, a jornalista Madalena de Jesus. A diversidade de temas é o ponto alto da publicação, que prende a atenção pela escrita fácil e precisa. O lançamento acontece no dia 30 de março, a partir das 18h30, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). O Tabuleiro da Maria traz histórias publicadas entre 2010 e 2017 no blog do mesmo nome, também assinado pela jornalista, professora graduada em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pós-graduada em Docência em Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), instituição onde também atua como assessora de comunicação. Para a também jornalista Socorro Pitombo, a coletânea é trama de ternura, afeto e entusiasmo. “Ao se debruçar sobre essas páginas, os leitores poderão constatar que Tabuleiro da Maria tem muitos encantos, a começar pela narrativa leve e comunicativa da autora que, a partir de agora, passa a integrar o seleto grupo dos escritores”, registra a amiga de vida escolhida pela autora para assinar o prefácio do título.
 
 

Enviado por Da Redação - 27.3.2017 | 16h14m
#Câmara de Feira
Representante da Embaixada do Japão discutirá situação de imigrantes em Feira

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (27), o vereador Marcos Lima (PRP) informou que um representante da Embaixada do Japão virá ao município de  Feira de Santana para verificar in loco a situação dos imigrantes japoneses na cidade. “Gostaria de informar a todos os vereadores, à imprensa, que, durante todo o nosso mandato, nós tivemos uma preocupação com relação à imigração desordenada de pessoas da China e de outros países que estão ingressando em nosso município. Já aconteceram aqui em nosso município alguns homicídios, algumas brigas entre esses imigrantes, que estão atuando, principalmente aqui na região do Feiraguay, na rua Conselheiro Franco, Getúlio Vargas, colocando comércio”, disse. O edil acrescentou: “será se não tem alguém por trás desses imigrantes colocando essas pessoas, simplesmente, para poder representá-lo e, de alguma forma, explorar esses imigrantes na cidade? Como é que está a situação desses imigrantes em Feira de Santana? Como é que está a questão da legalidade deles na cidade e no país?”, indagou. Marcos Lima afirmou que, por conta desses seus questionamentos, um representante da Embaixada do Japão entrou em contato com ele e disse que virá ao município de Feira de Santana conhecer de perto a situação dos imigrantes japoneses e, posteriormente, prestar alguns esclarecimentos no dia 29 deste mês, às 11 horas, no Prédio do Legislativo Feirense Vereador Dival Figueiredo Machado (prédio anexo). Para o vereador Edvaldo Lima (PP) quem deveria vir ao município de Feira de Santana era um representante da Embaixada da China, já que, segundo o pepista, há um grande número de chineses atuando no comércio da cidade, e não de japoneses. Em resposta ao colega, Marcos Lima disse que quem entrou em contato com ele foi a Embaixada do Japão, “mas vamos tentar também entrar em contato com o pessoal da China, para ver qual é a posição que eles têm. Já chamamos a atenção também da Polícia Federal aqui em Feira de Santana, para que se posicione em relação a esses imigrantes na cidade”, pontuou.
 
 

Enviado por Da Redação - 27.3.2017 | 16h07m
#Câmara de Feira
Vereador diz que diretores da APLB são serviçais de cores partidárias

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (27), o vereador José Carneiro (PSDB) voltou a tecer críticas à direção do Sindicato dos Professores de Feira de Santana, enfatizando uma matéria do Tribuna Feirense, intitulada “APLB poupa o Estado, mas prorroga greve na rede municipal”.  Em sua opinião, o referido sindicato não age com  imparcialidade. “A APLB Feira utiliza dois pesos e duas medidas. Os senhores e senhoras acham que essa permanência da greve na rede municipal é uma atitude coerente por parte da APLB Feira? Eu não, eu não acho pelo seguinte: o Governo do Estado, há dois anos consecutivos,  não dá 0,01% de aumento aos servidores públicos. No entanto, a APLB poupa o Governo, não se manifesta. Acabou a greve dos professores da rede estadual com 0,00% de aumento para a categoria!”.  O líder governista ressaltou que, em Feira de Santana, o Governo Municipal já anunciou 7,46% de reajuste para os servidores públicos, incluindo os profissionais da educação. “Mesmo assim, o radicalismo, a prestação de serviço por parte da APLB atual de Feira de Santana a cores partidárias chega ao cúmulo de abdicar da greve a nível estadual e manter uma greve em Feira de Santana, onde o Governo, no ano passado, deu 11,96%%, quase 12% de aumento, enquanto o Estado nada”, comparou. José Carneiro encerrou o discurso lamentando que “uma entidade do porte da APLB, respeitada em todo o estado, possa estar em Feira com alguns diretores maculando a sua imagem sendo serviçais de cores partidárias”.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 27.3.2017 | 9h53m
#Educação
Cursos de universidades estaduais da Bahia estão entre os melhores do País

De acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, as universidades estaduais do Estado (Uneb), Campus de Salvador, de Vitória da Conquista (Uesb) e de Itabuna/Ilhéus (Uesc), ficaram entre as melhoras do Brasil, superando a médica nacional em algumas disciplinas, ao conseguir Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais alto que instituições particulares e outras públicas. Os resultados foram divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep). Alguns cursos se aproximaram da nota máxima (5), como é o caso de Psicologia da Uneb (campus de Salvador), avaliado com 4,7422, ficando, em terceiro lugar - seguido da Universidade Federal do Recôncavo –UFRB (7º) e Universidade Federal da Bahia - Ufba (10º) - entre as graduações da disciplina no País. A explicação para o desempenho é o enquadramento às diretrizes curriculares. A Uneb, em Salvador e Juazeiro, também foi bem avaliada pelo Enade – exame que todo estudante concluinte precisa fazer para obter o diploma - no curso de Direito, com notas 4,3391 e 4,0616, respectivamente. A Uesb (Conquista) teve destaque nos cursos de Administração  (4,0915) e Direito (4,0886). Na Uesc, o curso mais bem avaliado foi o de Direito, com a nota 4,0278. O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destacou que este resultado comprova a qualidade das universidades públicas da Bahia. “Temos dialogado muito com os reitores, buscando ampliar cada vez mais a participação das universidades na melhoria da educação básica, aproveitando toda a expertize que possuem. Já temos parcerias importantes na implantação dos Complexos Integrados de Educação, junto com a Uneb e UFSB [Universidade Federal do Sul da Bahia]”. Segundo ainda Pinheiro, o Governo também está ampliando o perfil da participação das universidades públicas da Bahia na formação de professores e formatando junto com elas o projeto para as licenciaturas interdisciplinares”.  O secretário também destacou “o projeto Mais Futuro, que está contribuindo para a garantia de permanência daqueles estudantes com maior vulnerabilidade social”.
 
 

Enviado por Da Redação - 25.3.2017 | 6h26m
#Cultura
Grupo Matita Perê lança CD Reino dos Encourados em Feira de Santana

Grupo Matita Perê lança CD Reino dos Encourados em Feira de Santana
A tanger notas e aboiar melodias. É com esse espírito de sertão musical que nasce o primeiro álbum oficial do grupo Matita Perê, Reino dos Encourados. O  lançamento está marcado para os dias 29, às 19 horas, no restaurante Casa do Sertão, em Feira de Santana, e 7 de abril, às 19h30, no Espaço Gonzaguinha, do restaurante Gibão de Couro, em Salvador. Gravado e mixado entre fevereiro e novembro de 2016, na Princesinha do Sertão e na capital baiana, o disco vem com uma especial homenagem ao pintor e compositor feirense de alma Giberval Melo (1939-2006). Formado pelos músicos e compositores Borega, Luciano Aguiar e Rafael Galeffi, o Matita – que está há 17 anos na estrada e é uma referência pela incrementação harmônica e pelos arranjos originais – buscou numa fantasia sertaneja a inspiração para o seu mais novo trabalho. O disco nasceu de um desafio lançado pelo presidente do jornal Tribuna Feirense, o médico César Oliveira, que queria apoiar um registro fonográfico de composições de Giberval, pai de Borega. O grupo aceitou a peleja e passou a desenvolver um álbum em que a obra matita dialogasse com a do homenageado, artista de olhar especial para as temáticas do vaqueiro e da existência humana diante da aridez do sertão, como bem exemplificam as toadas Andarilho e Carro de Boi e a guarânia de sotaque nordestino Velho Sertanejo, que integram o CD. Foi a partir dessa atmosfera que surgiu o Reino dos Encourados, reverência aos ritmos de grande apreço ao nordestino e também ao Portal do Sertão, Feira de Santana, antigamente conhecida como Santana dos Olhos d’Água, por conta das lagoas que abasteciam tropeiros e boiadas. A cidade foi o nascedouro do projeto e local onde a maior parte dele foi realizada. O também feirense Borega interpreta quase todas as melodias do pai. A exceção é o samba-canção Desejos, que recebeu a voz mais grave de Rafael Galeffi, e o xote Timidez, no qual Borega divide os vocais com o irmão Luizinho Melo, vocalista da banda Geração Nômade. Carregado de simbolismo, Reino dos Encourados já nasce premiado, pois a faixa Baião Bachiado, de Borega, foi vencedora do Festival da Educadora FM 2016, como Melhor Música Instrumental. Também é marcante, no disco, um pequeno trecho de Andarilho na voz de Giberval Melo, resgatado de uma gravação caseira em que o autor é acompanhado ao violão por seu irmão Marcelo Melo (1949-1984).
 
 

Enviado por Rafael Velame - 24.3.2017 | 5h15m
#Foguetinho
Vereador “máquina de requerimentos”

Vereador “máquina de requerimentos”
O vereador Lulinha (DEM) é um dos mais atuantes do legislativo feirense. Prova disso é que só essa semana, ele teve mais de dez requerimentos que foram votados e aprovados na Câmara Municipal de Feira de Santana. Entre os requerimentos estão desde solicitações à Coelba e Embasa em busca de energia e água para comunidades carentes até possíveis intervenções na Micareta 2017. O documento de nº 61, por exemplo, pede ao secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, que tome conhecimento do projeto de lei de nº 34/2012, que proíbe o uso de recursos públicos para a contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem, incentivem ou exponham as mulheres a situação vexatória ou contenham manifestações de homofobia, discriminação étnica ou apologia ao uso de drogas ilícitas. A lei é de autoria do próprio Lulinha.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 23.3.2017 | 8h51m
#Feira de Santana
Colbert Filho vai coordenar Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030

Colbert Filho vai coordenar Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030
O vice-prefeito Colbert Martins Filho vai coordenar o Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030, criado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Decreto 10.219, de 20 de março de 2017. Terá o objetivo de acompanhar, coordenar, supervisionar, executar e propor políticas públicas para a implantação de um Programa de Desenvolvimento Sustentável no município, como mecanismo de alcançar resultados de desenvolvimento social, econômico, e ambiental, através de metas aplicáveis, com indicadores quantitativos e qualitativos. Caberá ao grupo selecionar órgãos, ações, projetos ou propostas que serão objeto de análise e estudos; criar subgrupos temáticos destinados a propostas vinculadas; convidar representantes de órgãos e entidades públicas, assim como membros da sociedade civil organizada para participar e discutir as propostas apresentadas para execução dos trabalhos, inclusive nos subgrupos; e requisitar dos órgãos e entidades públicas as informações necessárias à efetivação de seus objetivos. A participação no Grupo de Trabalho ou em seus subgrupos será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.  O Grupo apresentará relatórios de suas atividades ao Chefe do Executivo a cada 90 dias. Formarão o Grupo, Antônio Carlos Borges Júnior – que exercerá as funções de Secretário-executivo; Carlos Brito, secretário de Planejamento; Claudenir Moreira Machado, do Instituto Pensar Feira e Sérgio Carneiro, secretário de Meio Ambiente.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 23.3.2017 | 5h57m
#Brasília
Câmara aprova terceirização para todas as atividades da empresa

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas. Foi aprovado um substitutivo do Senado para a matéria, que também aumenta de três para seis meses o tempo do trabalho temporário, prazo que pode ser alterado por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho. O texto será enviado à sanção presidencial. A matéria foi aprovada com parecer do deputado Laercio Oliveira (SD-SE), que excluiu do texto uma anistia para as empresas – tanto contratantes quanto de terceirização – relativa a multas e penalidades impostas com base na legislação modificada e não compatível com a nova lei. Outra mudança no parecer, relacionada ao trabalho temporário, inclui trecho da redação aprovada anteriormente pela Câmara para deixar claro que essa modalidade poderá ser usada nas atividades-fim e nas atividades-meio da empresa. Quanto às obrigações trabalhistas, o texto aprovado estabelece a responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação à responsabilidade da empresa de serviços terceirizados pelas obrigações trabalhistas. A redação anterior da Câmara previa a responsabilidade solidária. Todas as mudanças ocorrem na Lei 6.019/7. Saiba mais. 
 
 

Enviado por Da Redação - 23.3.2017 | 5h14m
#Brasília
Lídice propõe projetos na área de gestão das águas

 Lídice propõe projetos na área de gestão das águas
No Dia Mundial da Água, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou, no Senado, dois projetos para conservação dos recursos hídricos. O primeiro estabelece a obrigação, para os prestadores de serviços de abastecimento de água potável, de dar informações constantes e atualizadas aos consumidores sobre os volumes disponíveis nos reservatórios; projeções de consumo; planos de expansão e cronogramas de obras em andamento.  O segundo altera a Lei nº 9.433, de 1997, e inclui o conceito de segurança hídrica no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos, transformando-o em um de seus pilares. Além disso, propõe como diretriz geral a articulação dos órgãos de recursos hídricos com os de proteção e defesa civil. Lídice chamou a atenção para a longa estiagem enfrentada pelos estados nordestinos.“O Nordeste enfrenta o sexto ano de uma das piores secas de sua história. As principais bacias e reservatórios da região apresentam situação crítica que já compromete o abastecimento em várias localidades”, alertou. Na Bacia do São Francisco, os reservatórios de Sobradinho, Itaparica e Três Marias, apresentam índices de volume útil aproximado de 15%, 19% e 33%, respectivamente. “A situação da Bacia do São Francisco não é isolada. E a crise hídrica, além de devastar a produção rural do semiárido nordestino, ameaça também o abastecimento de água para consumo humano. É preciso revitalizar o rio urgentemente”, disse.  Autora de um projeto de revitalização já enviado para a Câmara dos deputados, Lídice defende a preservação do rio e afluentes; recuperação de matas ciliares, saneamento básico nas cidades, fiscalização ambiental e criação de novas unidades de conservação. A parlamentar baiana também demonstrou preocupação com o volume de água armazenado na Barragem de Pedra do Cavalo, a maior da Bahia e que responde por mais de 60% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana, que caiu para 23%, uma redução de 3,7% em apenas um mês. “É o menor volume dos últimos 20 anos, resultante da pior seca da região da Bacia do Rio Paraguaçu desde fevereiro de 2008”, assinalou a senadora que ressaltou as ações efetivas do Governo do Estado no combate à seca com aquisição de bomba de reversão para aumentar o volume de captação das barragens, além de campanhas de conscientização, fiscalização e combate ao desperdício. Atualmente, a Bahia se encontra com 217 cidades em situação de emergência, com mais de 4 milhões de pessoas afetadas. Por fim, Lídice denunciou o desmonte de instituições que atuam no combate à seca como DNOCS e Sudene
 
 

Enviado por Da Redação - 22.3.2017 | 16h18m
#Câmara de Feira
Vereadores aprovam aumento da Previdência Municipal

Vereadores aprovam aumento da Previdência Municipal
O projeto de lei de nº 02/2017, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 25, de 18 de agosto de 2005, que dispõe sobre a alteração de custeio do Regime Geral da Previdência Municipal foi aprovado por maioria, em segunda discussão, nesta quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. O projeto recebeu os votos contrários dos vereadores Isaías de Diogo (PSC), Alberto Nery (PT), José Menezes Santa Rosa – Zé Filé (PROS), Edvaldo Lima (PP). Esta Lei Complementar entrará em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário e produzindo seus efeitos a partir do prazo de 90 dias após a publicação. Na discussão do projeto, o vereador oposicionista Alberto Nery (PT) reclamou que os servidores terão que pagar a mais pela Previdência Municipal e que o Governo quer vender a imagem de que o valor será pouco. “Os representantes do Poder Público Municipal querem vender uma imagem de que o que o servidor público pagará pouco. Os professores reivindicam concurso e não a contratação de estagiários como hoje acontece. Os estagiários não pagam a Previdência”, criticou. Já o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), discordando do vereador Alberto Nery (PT), que de acordo com ele discriminou os estagiários que prestam um bom serviço à cidade. “Tenho certeza que a maioria dos professores que estão aqui foram estagiários do Município e que com isso conseguiram se estabilizar”, afirmou. Lulinha ainda lembrou que no governo do ex-prefeito Tarcízio Pimenta houve concurso e que o prefeito José Ronaldo já chamou até os reservas do mesmo. O vereador José Menezes Santa Rosa – Zé Filé (PROS) destacou que aumentar o desconto no salário do trabalhador hoje não influenciará em nada no futuro. “Os 13% vão cobrir o rombo? Não vão! Aí futuramente eles trarão um novo projeto para aumentar ainda mais o desconto”, criticou. O líder do Governo na Casa, vereador José Carneiro (PSDB) explicou que não aprovando o projeto, no futuro serão os que hoje se aposentam os prejudicados com a Previdência Municipal falida. “Se a Previdência quebrar os ativos migram para o INSS e os que estão inativos migram para onde? Não há sensibilidade para olhar para os que já estão aposentados”, disse. O vereador Edvaldo Lima (PP) ressaltou que a Casa deveria parabenizar os professores presentes já que eles eram a essência da educação do Município. Ele ainda achou desnecessária a presença da Guarda Municipal, já que eles demonstram respeito. “Em nenhum momento eles vieram para badernar”, afirmou.
 
 

Enviado por Da Redação - 22.3.2017 | 16h10m
#Assembleia
Políticos bandidos querem aprovar lista fechada, afirma deputado

Políticos bandidos querem aprovar lista fechada, afirma deputado
O deputado estadual Targino Machado (PPS) demonstrou indignação, em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ao falar sobre a discussão sobre o sistema eleitoral que pode ser adotado nas eleições de 2018. O parlamentar explicou que o sistema eleitoral vigente é o sistema proporcional, no qual o eleitor vota no candidato que escolhe, examinando a vida pregressa, a atuação e os ideias do candidato. Mas, de acordo com Targino, os políticos bandidos querem aprovar o sistema eleitoral com voto em lista fechada. “A opção que a bandidagem está excitada para aprovar é o sistema eleitoral com voto em lista fechada, no qual o eleitor não vota em um candidato, não vai para a sessão eleitoral após examinar e escolher um candidato para votar no número dele. Nesse sistema de lista fechada, o eleitor vai votar no partido que aquele candidato está. Mas o eleitor vai enganado, porque o partido escolhe uma lista de nomes dos candidatos que, conforme a vontade das direções partidárias, receberão uma ordem na lista e as vagas poderão ser até vendidas.  Infelizmente vai virar um mercado persa. Esse sistema promoverá isso na política brasileira”, detalhou. De acordo com o deputado, há políticos bons e ruins e o eleitor ainda pode escolher votar nos bons. Mas nesse sistema de lista fechada não será assim. “Imaginem, por exemplo, o PMDB do Rio de Janeiro. A lista já está fechada: Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e até Moreira Franco que, mesmo sem votos, vão querer ser candidatos porque podem ser candidatos e serão eleitos nessa lista fechada, que é uma imoralidade. O que iremos esperar dessa classe política, dessa Câmara Federal? Se gritar pega ladrão, não fica um”, finalizou.
 
 

Enviado por Da Redação - 22.3.2017 | 16h00m
#Feira de Santana
Sebrae apresenta ferramenta voltada para empreendedores locais

Nesta sexta-feira, dia 24, das 9h às 12h, o Sebrae detalha à imprensa de Feira de Santana uma nova ferramenta para identificar oportunidades de negócios locais. A solução Radar Sebrae, lançada este mês em todo o Estado, é gratuita e traz informações estratégicas para os que estão iniciando no mundo empresarial. O encontro será realizado na sede da instituição, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro. Na ocasião, também será feito o lançamento do programa Sexta de Oportunidades. Com início em abril, potenciais empreendedores poderão participar de encontros gratuitos, toda sexta-feira, com oficinas que duram duas horas cada, para elaboração de planos de negócios e orientações diversas. O encontro também irá oportunizar o contato com dados sobre o empreendedorismo em Feira de Santana, como identificação dos setores mais promissores; principais negócios por atividade econômica; visão geral da região; mapa de oportunidades e concorrência; indicadores de desempenho de perfis de negócios e informações socioeconômicas do perfil dos clientes de cada segmento. Estarão presentes no evento a coordenadora do Radar na Bahia, Marta Cardoso, e representantes de diversas entidades de Feira de Santana, como: Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL); Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Prefeitura de Feira de Santana; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Sindicato dos Comerciários; Serviço Social da Indústria (SESI); bem como outras entidades do programa Feira Empreende.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 21.3.2017 | 18h32m
#Câmara de Feira
Foi um “verdadeiro atropelo”, afirma Nery sobre votação da previdência

A sessão que marcou a votação do Projeto de Lei nº 02/2017, de autoria do Poder Executivo, sobre as mudanças no Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Municipais, foi no mínimo agitada. Depois de um protesto caloroso da categoria, um tumulto na Galeria com direito a cadeira no ar, o projeto foi aprovado pela maioria. Mas tem vereador que pretende mudar isso. Segundo o edil Alberto Nery, que compõe a bancada de oposição da Casa, a votação foi “um verdadeiro atropelo” para acelerar a aprovação, e pretende pedir sua anulação. “A sessão foi suspensa quando eu iria fazer o uso da tribuna para debater a matéria, ainda na fase de discussão. Quando a sessão foi retomada, já com a presença da Polícia Militar no plenário, o projeto foi direto para a votação, diferente do que o Regimento Interno da Casa determina. Tentei garantir minha fala, sem êxito. Enquanto isso, a votação que se deu no painel, nem contou com o meu voto. Um verdadeiro atropelo. Vou questionar a legitimidade da votação, no que diz respeito ao regimento, buscando inclusive a anulação dessa sessão’, informou o petista. Até lá, o projeto segue na pauta e deve entrar na Segunda Discussão na pauta desta quarta-feira (22). Essa quarta-feira promete!

Assista o vídeo da confusão. 

 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
2017
Mar | Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Blog do Kuelho
Bocão News
Bom dia Feira
Caldeirão do Paulão
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Fernando Torres
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Interior da Bahia
Jeitosa
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Hoje
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Reginaldo Tracajá
Reinaldo Azevedo
Ricardo Noblat
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Teia de Notícias
Transa Revista
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2017 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial