×
Bahia / 19 de março de 2024 - 09H 54m

TCM anuncia plataforma de inteligência artificial para auxiliar no processo de fiscalização e auditoria das prefeituras baianas

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto anunciou nesta segunda-feira (18/03) a criação de uma plataforma de Inteligência Artificial que irá auxiliar o corpo técnico e agilizar o trabalho de auditoria e fiscalização, assim como na elaboração de documentos e relatórios. A IA do TCM, que foi batizada de “Barbosa”, em homenagem ao jurista baiano Ruy Barbosa, patrono dos Tribunais de Contas, foi criada pela Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI. A ferramenta foi apresentada pelo diretor da DTI, José Roberto Leitão Alvarez, ao presidente da Corte, ao corpo técnico e aos demais servidores do TCM.

Com uma interface versátil, de fácil entendimento e manuseio, o “Barbosa” tem a capacidade de processar e analisar inúmeros documentos e de oferecer respostas precisas e seguras a pesquisas em contextos específicos, seja sobre a legislação, jurisprudência, seja sobre entendimentos pacificados por decisões reiteradas da Corte. Isso tudo irá permitir que os auditores e demais servidores se dediquem a tarefas mais analíticas e sobre questões estratégicas relacionados aos casos em foco, delegando à plataforma os processos burocráticos. Desta forma, poderão otimizar os processos, poupar tempo de trabalho e agilizar os resultados – aumentando a eficiência, a qualidade e a produtividade dos serviços prestados à sociedade.

O primeiro módulo da plataforma – denominado “Contextos” – foi desenvolvido por uma equipe liderada pela analista de sistemas Melly Pedra Lordello e já está disponível para utilização de setores estratégicos da Corte. Ele foi inspirado na bem-sucedida solução “Ania” do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e permite que os usuários utilizem a Inteligência Artificial para análise de documentos – o que proporciona maior agilidade e precisão em suas atividades. Em breve, as análises também poderão ser compartilhadas, possibilitando a criação de verdadeiras bases de conhecimento institucional auxiliada pela IA, o que representa uma grande vantagem em atividades como gestão do conhecimento, capacitação, elaboração de pareceres e jurisprudência.

Para o diretor José Roberto Alvarez, o início da fase piloto da plataforma “Barbosa” marca a prioridade do TCM na adoção da inteligência artificial em suas operações diárias. “Esta iniciativa reflete o desejo da instituição de otimizar e ampliar seus resultados por meio da adoção estratégica de tecnologias avançadas”, afirmou Alvarez.

Nos próximos estágios serão desenvolvidos novos módulos para o “Barbosa”, o que irá permitir a sua integração com os demais sistemas do TCM – como o eTCM, SIGA/Farol e o Portal –, além de impactar fortemente em atividades estratégicas para o cumprimento da missão institucional da Corte.

O diretor da 3ª DCE, Vitor Maciel dos Santos, também se manifestou a respeito da ferramenta e destacou que os avanços que o TCM pode alçar com a introdução do “Barbosa” são notáveis. “Fiquei particularmente impressionado com o protótipo apresentado em nosso último encontro técnico, e ainda ressalto o tão curto espaço de tempo, desde as primeiras discussões. A ferramenta, com sua capacidade de processar e analisar documentos, através de uma interface intuitiva e versátil, marca um passo significativo para melhorar nossos processos no âmbito do Controle Externo e nas demais áreas estratégicas da Corte”, pontuou o diretor.

Política / 19 de março de 2024 - 03H 14m

Deputado propõe gratuidade no transporte intermunicipal para agentes de segurança na Bahia

Deputado propõe gratuidade no transporte intermunicipal para agentes de segurança na Bahia
Foto: Divulgação

Em meio à crescente preocupação com a segurança pública, projeto de lei apresentado pelo deputado Pablo Roberto (PSDB) prevê um benefício para os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao crime.

Já em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a proposta assegura a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal para os agentes de segurança pública em serviço.

De acordo com o texto, os beneficiários da gratuidade incluem servidores vinculados às polícias Militar, Civil, Penal, Federal, Força de Segurança Nacional e guardas municipais. A medida abrange os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário, proporcionando acesso facilitado ao deslocamento entre diferentes municípios do estado.

A proposição prevê que, para garantir a eficácia da medida e o conforto dos agentes, serão reservados assentos em cada veículo, conforme critérios estabelecidos em regulamento. Já em transportes rodoviários intermunicipais, serão destinados até dois assentos por veículo, enquanto nos modais aquaviário, ferroviário e metroviário, seriam reservados até 6% do total de assentos.

Ao justificar o benefício, Pablo ressaltou a importância não apenas do combate à criminalidade, mas também do reconhecimento do trabalho dos agentes de segurança.

“A concessão da gratuidade no transporte público intermunicipal não apenas ressalta a relevância desses profissionais, mas também oferece melhores condições de trabalho, especialmente para aqueles que atuam em áreas mais distantes”, argumentou.

De acordo com o parlamentar, o projeto é um passo significativo no fortalecimento da política de segurança pública na Bahia, ao mesmo tempo em que reconhece o papel fundamental desempenhado pelos agentes de segurança.

“Entendo que esta se trata de uma pauta simples, que terá grande apoio da sociedade, mas que, infelizmente, ainda não é prevista em nossa legislação e, decerto, terá grande impacto na qualidade de trabalho desses profissionais”, afirmou.

Feira de Santana / 19 de março de 2024 - 03H 12m

60 anos da ditadura militar será tema de aula magna na Uefs

A aula magna do semestre letivo 2024.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ocorrerá nesta quinta-feira (21), às 8h30. A palestra com o tema “60 anos da ditadura militar: interpretações e desafios atuais” será ministrada pelo professor doutor Gilberto Grassi Calil, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

No mesmo dia, a partir das 19h, o palestrante participa de uma roda de conversa com estudantes, servidores e comunidade externa. Os dois eventos serão realizados no anfiteatro, módulo 2.

O docente Gilberto Grassi Calil é historiador com doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor associado da Unioeste, líder do Grupo de Pesquisa História e Poder, integrante do Laboratório de Pesquisa Estado e Poder e editor da revista História & Luta de Classes. O palestrante atua nos temas de hegemonia, luta de classes, estado e poder, ditadura, fascismo e integralismo.

Micareta 2024 / 18 de março de 2024 - 21H 25m

Inscrições abertas para blocos de rua e grupos culturais para o Esquenta Micareta

Inscrições abertas para blocos de rua e grupos culturais para o Esquenta Micareta
Foto: Divulgação

Blocos de rua micaretescos e grupos culturais alternativos interessados em participar do Esquenta Micareta podem realizar a inscrição entre esta segunda-feira (18) e sexta (22). O Esquenta Micareta vai ocorrer no dia 7 de abril, na avenida Francisco Fraga Maia.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) – rua Estados Unidos, 37, Kalilândia -, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os responsáveis pelos blocos e grupos deverão apresentar um ofício de solicitação de inscrição contendo informações sobre a proposta; a quantidade de participantes previstos; o horário proposto de desfile; a identificação do responsável (acompanhado de contato telefônico e cópia do RG) e comprovante de residência.

Ao finalizar a ficha de inscrição, os responsáveis e seus integrantes assumem o compromisso de respeitar todas as regras estabelecidas na portaria, bem como os dispositivos legais regulamentados e determinados pelos órgãos que compõem a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

O desfile dos blocos, definidos pela Secel, deverá ser percorrido no tempo limite de 40 minutos. Em caso de atraso no desfile, o bloquinho de rua micaretesco e grupo cultural alternativo perderá a ordem de apresentação e retornará ao final da fila.

É vedado à inscrição que promova qualquer tipo de ação discriminatória, seja de gênero, raça, crença religiosa, orientação sexual ou uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de qualquer autoridade. O bloquinho de rua micaretesco e grupo cultural alternativo que não cumprir o disposto na portaria, ou que tiver algum integrante envolvido em brigas, tumultos e/ou ocorrência policial, ficará inabilitado para desfilar no ano seguinte, bem como em demais eventos organizados pela administração pública municipal.

É importante destacar que está proibida a utilização de trios elétricos e mini trios no circuito do Esquenta Micareta.

Feira de Santana / 18 de março de 2024 - 12H 44m

Feira: Sete atrações confirmadas para a 29ª Marcha para Jesus, no próximo sábado

Feira: Sete atrações confirmadas para a 29ª Marcha para Jesus, no próximo sábado
Foto: Reprodução

No próximo sábado (23), a comunidade evangélica de Feira de Santana se une para a 29ª edição da Marcha para Jesus. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, reúne milhares de pessoas em um momento de fé, comunhão e celebração. Este ano, o tema escolhido é “A igreja unida pela família e pelo Brasil”, reforçando a importância da fé e dos valores familiares para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem do evento.

Sete atrações musicais já estão confirmadas para animar o evento: Som & Louvor, Caprinny, Dupla Honra, Isadora Pompeo, Júlia Elyasha, Sandro Nazireu e Thaique. A estrutura contará com dois trios elétricos e um palco que será montado no final do percurso. A Prefeitura também disponibilizará banheiros químicos, guardas municipais e agentes de trânsito.

A partir das 14h, os participantes se reunirão na academia ao ar livre na Avenida Getúlio Vargas, de onde seguirão em caminhada até o cruzamento com a Rua Barão do Rio Branco. O percurso será marcado por cânticos, orações e momentos de reflexão, proporcionando uma atmosfera de união e espiritualidade.

A comissão organizadora é composta por representantes das associações evangélicas: Origem Brasil, COMMFÉ, AMPE e Caverna de Adulão.

Feira de Santana / 18 de março de 2024 - 12H 42m

Prefeitura de Feira determina imediata aplicação de multa à empresa terceirizada

Prefeitura de Feira determina imediata aplicação de multa à empresa terceirizada
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana determinou a imediata aplicação da penalidade de multa à empresa Confiança Serviços e Soluções em Mão de Obra LTDA. A medida foi tomada após acato do relatório final conclusivo da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização – instituída para apurar irregularidades contratuais. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico de sábado (16) e divulgada nesta segunda (18), no site oficial do Município.

Ainda conforme a publicação, fica autorizada a adoção das providências recomendadas pela Comissão e notificada a contratada acerca da decisão para, querendo, apresentar recurso no prazo improrrogável de cinco dias úteis.

O comunicado do Governo Municipal relembra “que a empresa Confiança foi citada entre as notificações extrajudiciais emitidas pela Prefeitura a cinco empresas prestadoras de serviços de intermediação de mão de obra devido a atrasos nos salários e benefícios dos trabalhadores”.

As notificações, emitidas pela Secretaria Municipal de Administração, exigiam esclarecimentos sobre o descumprimento das cláusulas contratuais referentes ao pagamento pontual dos funcionários terceirizados.

Feira de Santana / 18 de março de 2024 - 09H 05m

Unidade de Saúde CASSA passa a funcionar em novo endereço

A Unidade Básica de Saúde CASSA está funcionando em novo endereço. Agora localizada na rua Nossa Senhora da Piedade, 458, no bairro Santa Mônica. A nova estrutura é confortável e adequada para o atendimento à comunidade.

O horário de funcionamento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são oferecidos por uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente administrativo e serviços gerais. No local também é feita a marcação de exames e consultas.
A nova estrutura possui: recepção, farmácia, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de curativos, sala de vacina, COPA, Centro de Material e Esterilização (CME), sala de lavagem de materiais, Depósito de Material de Limpeza (DML), e banheiros individualizados.
Feira de Santana / 17 de março de 2024 - 12H 39m

Advogado Leonardo Brito é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

Em uma publicação nas redes sociais, a advogada Laryssa Bastos, mãe de um dos filhos do também advogado Leonardo Brito, informou a prisão dele por falta de pagamento de pensão alimentícia.

“Dever cumprido. Prisão civil cumprida ahora. O papai devedor de pensão está preso”, escreveu Laryssa.

Prints da publicação dela ganharam as redes sociais na noite deste sábado (16).

“Me testa mais nessa vida. Você tá no lugar de onde um dia eu me prometi que ia te ensinar a ser homem. E eu só assino termo de quitação depois de ter um papo sério na cadeia com você e com pix na conta”, disse a mulher em outra publicação viralizada.

RELEMBRE

Com mais de 35 mil seguidores no Instagram, Leonardo Brito se apresenta como palestrante, empreendedor e especialista em Direito digital, civil e empresarial.

Em setembro do ano passado, o Blog divulgou que ele teve o direito de advogar suspenso preventivamente, por 90 dias, pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia. O Blog do Velame teve acesso a cerca de cinco processos nos quais ele é acusado de se apropriar do dinheiro das pessoas que o contratavam. Em um dos casos, de 2016, ele teria feito um acordo e não teria repassado a quantia recebida para o cliente. Em outro, a autora relata que “passou quatro longos anos acreditando que o processo estava em andamento, quando na verdade os valores referentes à condenação se encontravam em poder de Leonardo”. Em alguns casos, quando descoberto, o advogado tentava fazer acordo com as vítimas. Após se apropriar indevidamente de R$ 10.276,32 pagos por uma faculdade da cidade em benefício de uma cliente, ele tentou fazer um acordo para devolver os recursos “desde que ela desistisse do processo administrativo disciplinar movido na OAB e de qualquer queixa crime”.

Uma denúncia foi ofertada pelo Ministério Público por estelionato. Leonardo é acusado de falsificar um carnê em nome de uma cliente em uma loja de eletrônicos. O blog apurou ainda que o advogado também já foi enquadrado na lei Maria Penha e foi obrigado a cumprir medida protetiva.

Em outro episódio, o “advogado da estrelas” como ele se auto-intitulava nas redes sociais, comprou uma casa em condomínio de alto padrão no bairro Papagaio no valor de um milhão e duzentos mil reais e só pagou duzentos e quarenta mil. Os proprietários tiveram que acionar a justiça para conseguir reaver o bem de volta. Uma escola de educação infantil o está processando por não pagar as mensalidades e acumular um débito de mais de R$ 15 mil. Quando a matéria foi publicada, Leonardo Brito foi procurado pela reportagem, mas não deu retorno.

Política / 15 de março de 2024 - 17H 14m

Presidente nacional do PSDB endossa apoio a Pablo Roberto: ‘Vamos ganhar em Feira de Santana e vamos ganhar bonito’

Presidente nacional do PSDB endossa apoio a Pablo Roberto: ‘Vamos ganhar em Feira de Santana e vamos ganhar bonito’
Foto: Divulgação

Diversos parlamentares e líderes do PSDB se reuniram nesta sexta-feira (15), na capital baiana, para um encontro estadual com o presidente nacional do partido e ex-governador, Marconi Perillo.

Em um dos momentos do discurso, o líder dos tucanos exaltou a pré-candidatura do deputado estadual Pablo Roberto a prefeito, apostando em uma vitória nas urnas durante a eleição municipal.

“Vamos ganhar em Feira de Santana e vamos ganhar bonito. Estamos na batalha para ganhar, e ganhar bonito. O PSDB vai te oferecer o melhor para que você seja o próximo prefeito de Feira de Santana”, disse Perillo.

O deputado federal, Adolfo Viana, também reiterou seu apoio à pré-candidatura do feirense. “Nós precisamos de ousadia, e nosso partido precisa de pessoas como você, Pablo, com coragem para enfrentar o processo polarizado de muitas décadas em Feira de Santana”, afirmou o parlamentar.

Feira de Santana / 15 de março de 2024 - 17H 01m

Igreja católica é invadida durante a madrugada, em Feira de Santana

Igreja católica é invadida durante a madrugada, em Feira de Santana
Foto: Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro Feira IX, em Feira de Santana, foi invadida durante a madrugada desta sexta-feira (15), e teve subtraído um aparelho sonoro avaliado em R$ 4200.

O arrombamento se deu através da sacristia da igreja. Conforme nota da Arquidiocese, nenhum outro item foi furtado. A Polícia Militar esteve no local e foi registrado o boletim de ocorrência.

De acordo com o pároco, Padre Lucivan, esta é a primeira vez em que a paróquia é invadida. A ação foi percebida somente nesta manhã, pelos próprios fiéis que foram ao local. Na região não há nenhum sistema de videomonitoramento, o que dificulta a identificação dos responsáveis pela invasão.

“Infelizmente a nossa Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sofreu um arrombamento na madrugada do dia 14 de março, com tristeza comunicamos este fato, mas em Deus confiamos a proteção de nossa paróquia. Agradecemos a Polícia Militar pelo apoio, como o apoio de todos os paroquianos. Rezemos por todos”, disse o sacerdote, após o corrido, ao Blog do Velame.

Feira de Santana / 15 de março de 2024 - 10H 19m

Justiça determina que comerciantes desocupem canteiro da Fraga Maia em até 90 dias

Justiça determina que comerciantes desocupem canteiro da Fraga Maia em até 90 dias
Foto: Reprodução

Após audiência realizada no dia 12 de março, o juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou que os comerciantes instalados no canteiro central da avenida Fraga Maia, no bairro Parque Ipê, terão 90 dias para desocupar a área pública com a retirada das três barracas.

No despacho, o magistrado considera que “a legislação pertinente assegura, a qualquer tempo, o direito de retomada da área ocupada, uma vez que os bens públicos de uso comum do povo não podem ser objeto de apropriação pelo particular”.

Ainda ressalta que “o município possui autonomia para decidir, de acordo com a oportunidade e conveniência administrativas, qual a melhor destinação que podem ser dadas aos seus bens”.

Assim sendo, a Prefeitura de Feira de Santana pode dar continuidade às obras da ciclovia na Fraga Maia, onde 90% dos serviços de implantação do piso já estão concluídos. Também está praticamente finalizada a implantação do projeto luminotécnico.

“Além da continuidade de implantação das pistas de cooper e da ciclovia, o Governo Municipal tem como proposta instalar no local a academia da saúde e um parque infantil”, afirma o diretor de Execução de Obras da SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção), Ianco Pinho.

Micareta 2024 / 15 de março de 2024 - 10H 08m

Após incerteza, Colbert confirma realização da Micareta de Feira em abril

Após incerteza, Colbert confirma realização da Micareta de Feira em abril
Foto: Blog do Velame

Depois de algumas semanas de incerteza, o prefeito Colbert Filho bateu o martelo e decidiu: a Micareta vai acontecer entre os próximos dias 18 a 21 de abril. O anúncio foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais do chefe do Executivo de Feira de Santana.

“É nossa decisão e determinação fazermos a nossa Micareta. Queremos, então, voltar a fazer a nossa festa em 18 a 21 de abril. Vai aquecer a economia, vai gerar trabalho, vai gerar renda, vai ser muito bom para a maior Micareta do Brasil”, disse Colbert.

No mesmo vídeo, o prefeito afirmou que cobrou do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, agilidade na organização da festa. Colbert ainda conclamou a participação dos foliões no tradicional evento feirense.

Bahia / 15 de março de 2024 - 09H 16m

Com tradição nordestina, Anguera realizará Festival de Forró em abril

Com muito arrasta-pé, sanfona e alegria, a cidade de Anguera se prepara para receber o seu 1º Festival de Forró, um evento que promete encher os corações dos amantes da cultura nordestina de emoção e boas vibrações. Organizado pela Prefeitura Municipal de Anguera e com produção da renomada Penedo Produções, o festival será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no coração da cidade, a praça Arthur Vieira.

Com uma programação que celebra o autêntico forró, o evento contará com a presença de nomes consagrados e revelações desse gênero musical que tanto emociona e embala os corações do povo nordestino.

No dia 12 de abril, o público poderá desfrutar das apresentações de Jairo Barboza (anfitrião do evento), Olivan Monteiro, Trio Nordestino, Ari PB do Cacau com Leite, Santanna, O cantador, e a talentosa Carol Forrozeira. Já no dia 13 de abril, a festa continua com Jairo Barboza, Virgilio, Amelinha, França, Chambinho do Acordeon, e Julio e Jonathan. O evento é totalmente gratuito.

“O Festival de Forró de Anguera é uma celebração da nossa cultura, das nossas raízes nordestinas e do amor pela música que nos une. É um momento de reunir famílias, amigos e todos aqueles que apreciam a riqueza e a energia contagiante do forró”, afirma o prefeito Mauro Vieira.

Política / 14 de março de 2024 - 23H 11m

Governador anuncia licitação para construção do CEB-UEFS II

Governador anuncia licitação para construção do CEB-UEFS II
Foto: Blog do Velame

Em um evento realizado na manhã de quinta-feira (14) no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues lançou o projeto Construir para Educar, que resultará em um investimento de aproximadamente R$ 2,8 bilhões na construção de novas escolas, reformas e restauração da infraestrutura educacional em toda a Bahia.

“Nós estamos dando continuidade ao que foi iniciado no governo anterior e investindo para garantir a modernização, ampliação e qualificação das escolas baianas. Nós também vamos apoiar alguns municípios, porque acreditamos que é importante haver consonância entre a educação do ensino médio e a educação do fundamental”, afirmou Jerônimo Rodrigues em seu discurso.

As licitações para as obras serão publicadas no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (15). O projeto é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

Dentre os projetos contemplados, destaca-se a construção do Centro de Educação Básica da UEFS II (CEB-UEFS) que receberá cerca de R$ 18 milhões em investimento, reunindo em breve, todas as séries do ensino fundamental em uma nova e moderna infraestrutura que será construída na Uefs.

“Esta é uma vitória, um grande presente que o CEB-UEFS recebe nos seus 25 anos de existência. Este é o resultado de uma luta coletiva construída por várias mãos e corações e que, em particular, também contou com a atenção e eficiência do governo do Estado para o nosso pleito. É uma felicidade imensa e vamos comemorar!”, completa a reitora Amali Mussi, que esteve presente na capital baiana para o lançamento do projeto.

Esporte / 14 de março de 2024 - 23H 10m

Feira de Santana recebe competição internacional de tênis

Feira de Santana recebe competição internacional de tênis
Foto: Divulgação

A semana tem sido bastante movimentada no esporte de Feira de Santana com a realização do Sudesb Open de tênis masculino.

A competição no piso rápido começou no último dia 11 de março e segue até domingo (17), na academia Smash. O evento reúne atletas de 12 países (Brasil, Tunísia, Cazaquistão, Zimbábue, Alemanha, EUA, Chile, França, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina).

A segunda etapa do Circuito Banco BRB/Engie Sudesb Open de Tênis Profissional é o primeiro evento de tênis do circuito mundial masculino. Conta com pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

SAIBA MAIS

O cabeça de chave 1 no momento é o tunisiano Aziz Dougaz, seguido pelo cazaque Dmitry Popko, o zimbabuano Benjamin Lock e o alemão Louis Wessels. Os brasileiros também estarão entre os favoritos, com Mateus Alves, Eduardo Ribeiro, os experientes Daniel Dutra Silva e José Pereira.

Bahia / 14 de março de 2024 - 23H 09m

Cidade de Cachoeira, na Bahia, pode ser reconhecida como patrimônio mundial

Cidade de Cachoeira, na Bahia, pode ser reconhecida como patrimônio mundial
Foto: Divulgação

Importante destino da zona turística Baía de Todos-os-Santos, o município de Cachoeira pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural. A solicitação foi feita pela gestão municipal ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na quarta-feira (13), dia do aniversário de 187 anos de emancipação da cidade, em cerimônia na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com a presença de representantes do Governo do Estado.

O instituto vai elaborar um dossiê, que será encaminhado para avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), responsável pela concessão do título. Atualmente, na Bahia, só o Centro Histórico de Salvador detém o reconhecimento.

“A conquista desse título vai atrair pessoas de todo o mundo para conhecer os nossos atrativos, que são o nosso patrimônio material e, também, imaterial, a exemplo da nossa gastronomia”, disse a prefeita Eliana Gonzaga.

“É um momento de muita alegria e entusiasmo. Assumimos esse compromisso de trabalhar em prol do reconhecimento de Cachoeira”, disse Indi Ohana Rocha, arquiteta e urbanista do Iphan.

“De fato, será muito bom para o nosso turismo. Foi aqui, em Cachoeira, que nasceu e se manteve acesa a chama da independência brasileira. Aqui, temos um patrimônio arquitetônico colonial significativo e também sacro, ricas manifestações culturais das religiões de matriz africana, a festa da Boa Morte, o samba do recôncavo, uma tradição de festas juninas muito forte e a Festa Literária Internacional de Cachoeira [Flica]. Tudo isso preenche os requisitos da Unesco”, destacou o titular da Secretaria de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, durante o evento.

Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, esse é um ato que vem a valorizar toda a história e tradição cultural de Cachoeira ao longo de séculos.

“Com a valorização de toda essa riqueza cultural, o turismo ganha outro sentido. As pessoas vêm não somente pelas belezas naturais, mas, também, por toda a história que aqui foi construída”, complementou ele.

Saúde / 14 de março de 2024 - 23H 08m

Suspeita de dengue descartada em duas mortes após investigação em Feira

Suspeita de dengue descartada em duas mortes após investigação em Feira
Foto: Divulgação/PMFS

Em Feira de Santana, dois óbitos por suspeita de dengue foram descartados após investigação da Câmara Técnica de Análise de Óbitos do estado. Os pacientes faleceram no mês de fevereiro e os casos estavam em análise por apresentar quadro clínico epidemiológico semelhante a infecção.

Com o laudo negativo para a doença, Feira registra um óbito confirmado por dengue e mais três estão sendo apurados. A conclusão das investigações depende de resultados positivos em amostras de exames laboratoriais específicos analisados pelo LACEN. Em alguns casos, são feitos exames de outras doenças como meningite, Covid-19 e arboviroses, incluindo, chikungunya e zika vírus.

Até essa quarta-feira (13), o município contabilizava 598 casos de dengue, sendo 105 com sinais de alarme e três graves. A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que o morador procure a unidade de saúde mais próxima ao notar sintomas, como febre alta maior que 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar imediatamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.

Feira de Santana / 14 de março de 2024 - 17H 25m

Espetáculo ‘Paixão e Morte de Cristo’ acontecerá no Estádio Joia da Princesa, em Feira

Espetáculo ‘Paixão e Morte de Cristo’ acontecerá no Estádio Joia da Princesa, em Feira
Foto: Divulgação

Sucesso de público, o espetáculo “Paixão e Morte de Cristo” acontecerá no dias 22, 23 e 24 de março, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. A peça é organizada pelo grupo teatral Renascer.

A encenação acontecerá na sexta-feira, às 20h, enquanto no sábado e no domingo será às 19h. A entrada simbólica será 1 quilo de alimento não-perecível, que será destino às instituições de caridade da cidade.

O espetáculo, que acontece todos os anos no período da Quaresma, retrata os últimos passos de Jesus até a sua morte na cruz. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer contribui para a realização.

“Preparem-se para vivenciar a Paixão e a Morte de Cristo de uma maneira emocionante e única.Será uma experiência inesquecível. Não percam essa oportunidade de se emocionar e refletir conosco”, convida a organização.

Câmara de Feira / 14 de março de 2024 - 15H 48m

Vereador diz que extração ilegal de areia no bairro Santo Antônio dos Prazeres expõe casas a risco de desabamento

Um areal clandestino, próximo à avenida Sérgio Carneiro, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, coloca as casas da região sob risco de desabamento. A denúncia é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que chama atenção dos órgãos fiscalizadores para os riscos da atividade ilegal: “O que o Poder Público está esperando para agir? Alguém vai ter que morrer para que tomem uma providência?”.

Areal é como se chama, popularmente, o local explorado pela extração de areia, geralmente utilizada na construção civil. A clandestinidade é caracterizada pela ausência de autorização ou licença concedida através dos órgãos responsáveis, especialmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o parlamentar, ao visitar o local, ele verificou que o campo de futebol utilizado pela comunidade está cercado pela extração irregular. Sem sustentamento no solo, muros de  construções próximas “já caíram ou estão prestes a cair”. Mesmo com o temor dos moradores, ele afirma que a atividade continua, sem qualquer placa identificando a autorização para a extração da areia. “A comunidade está sendo afetada e nada foi feito por quem tem o poder de parar este absurdo”, queixa-se Jhonatas Monteiro.

Feira de Santana / 14 de março de 2024 - 08H 54m

Capital Inicial promete agitar Feira de Santana no dia 6 de abril no Aria Hall

A cidade de Feira de Santana está prestes a ser tomada por uma avalanche de energia e música envolvente no dia 6 de abril, quando a lendária banda Capital Inicial subirá ao palco do Aria Hall. Com uma carreira marcada por hits que atravessam gerações, o quarteto brasiliense promete incendiar o público com um espetáculo memorável.

O aguardado show terá início às 20h, com a abertura dos portões para que os fãs possam se preparar para uma noite que certamente ficará gravada na memória. Mr. Jack e Dj Clara Cady também se apresentam na festa.

Liderada pelo carismático Dinho Ouro Preto, a Capital Inicial é conhecida por sua habilidade em cativar multidões com suas letras marcantes e performances arrebatadoras. Com uma trajetória que abrange mais de três décadas de sucesso, a banda acumula uma legião de fãs por todo o país, e Feira de Santana não será exceção.

O Aria Hall, local escolhido para sediar esse evento imperdível, promete oferecer toda a infraestrutura necessária para que os espectadores desfrutem de uma experiência inesquecível. Com um espaço amplo e confortável, o local garante uma visão privilegiada do palco, além de contar com serviços de alimentação e segurança para garantir o bem-estar de todos os presentes.

Garanta já o seu ingresso e prepare-se para uma noite que ficará gravada na memória por muito tempo. Mais informações 75 3602-8020.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov