×
Feira de Santana / 22 de abril de 2024 - 18H 52m

Polícia Federal deflagrou nova fase da “Operação Hybris”, em Feira de Santana, nesta segunda-feira

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA) deflagrou, nesta segunda-feira (22/4), a Operação Hybris II, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro vindos de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, em Feira de Santana e cidades próximas.

Na ação, foi determinada a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e 245 semoventes, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

A medida cautelar é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada no dia 7/12/2023, em que foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

As investigações seguem em andamento para apuração de eventuais envolvidos.

ENTENDA

Segundo as investigações, a organização criminosa seria chefiada pelo deputado estadual Binho Galinha, que foi alvo de busca e apreensão e bloqueio de bens durante a operação ‘El Patrón’. As investigações apontaram ainda que os policiais integram o braço armado do grupo miliciano, sendo responsáveis pela segurança das atividades ilícitas desenvolvidas pelo grupo criminoso, além de ocultarem a propriedade de bens e dissimularem valores decorrentes de infrações penais. Apurações da Receita Federal revelaram inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, assim como a propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

Micareta de Feira 2024 / 22 de abril de 2024 - 18H 42m

Micareta de Feira teve mais de 500 mil preservativos distribuídos e quase 4 mil testes de ISTs feitos

O balanço final da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (22), aponta um grande sucesso das ações de assistência à saúde, prevenção e fiscalização promovidas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 800 mil nas iniciativas, que aconteceram no Circuito Maneca Ferreira e nas unidades estaduais no município.
Mais de 500 mil camisinhas femininas e masculinas foram distribuídas no estande de Testagem Rápida montado no circuito e na iniciativa Camisinha Tá na Mão, realizada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que distribuiu os preservativos em diversos pontos do circuito.
 “O balanço que a gente faz é muito positivo. O número de preservativos distribuídos superou o de 2023 e o de testes feitos foi muito semelhante, sendo que, no domingo (21), a chuva atrapalhou bastante a testagem e a distribuição, já que muita gente ficou em casa”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Além disso, a abordagem aos foliões que passaram na frente do estande também ficou prejudicada pela chuva”, complementa.
Ao todo, 3.969 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados no estande de Testagem Rápida montado no circuito. Destes, 75 deram positivo, sendo 62 para sífilis, oito para HIV, três para hepatite C e dois para hepatite B. No caso das pessoas que testaram positivo para sífilis, 18 concordaram em iniciar o tratamento na hora, com aplicação de benzetacil. Tantos estes pacientes quanto os demais foram acolhidos e receberam orientações do encaminhamento para unidades de saúde para iniciarem ou continuarem o tratamento.
O estande agradou os foliões que passaram pela Micareta no domingo. “Tô achando muito bom. Fui bem atendido, foi top. A menina (profissional que abordava os foliões) conversou comigo, achei interessante a ação e vim conferir. Deu tudo certo e agora é só esperar o resultado. Tá show de bola”, afirmou Cláudio Santos. “O pessoal aqui está fazendo o trabalho certinho, me atendeu muito bem”, corroborou Adriano Aquino.
“Nossa equipe foi treinada para abordar foliões e trabalhadores e explicar a importância de realizar essa testagem. Assim, conseguimos identificar os vírus em circulação e interromper o ciclo de transmissão deles, além de, é claro, dar assistência aos pacientes”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.
Ocorrências 
Um total de 18 ocorrências médicas de vítimas oriundas da micareta foi registrado nas unidades de saúde estaduais nos quatro dias de festa. Destas, 11 foram encaminhadas para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), seis para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde funcionaram em esquema especial, com 470 plantões, número 104% superior a 2023.
“Não tivemos ocorrências mais graves e todos os pacientes encaminhados para nossas unidades já foram liberados. A maioria dos casos foi de agressão ou intoxicação alcóolica e ocorreu no final de semana”, detalha Roberta Santana. O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que poderia atender até 45 vítimas simultaneamente devido a desastres ou emergência, não precisou ser acionado.
Política / 22 de abril de 2024 - 12H 12m

Após empate técnico, José Ronaldo diz que pesquisa reflete apenas momento e promete ‘fazer um bom combate’

Após empate técnico, José Ronaldo diz que pesquisa reflete apenas momento e promete ‘fazer um bom combate’
Foto: Blog do Velame

Depois do instituto Atlas/Intel divulgar nova pesquisa eleitoral, que aponta empate técnico entre o ex-prefeito José Ronaldo (União) e o deputado federal José Neto (PT), os bastidores da política feirense ferveram.

Antes despontando na liderança, agora José Ronaldo, que tenta o quinto mandato, aparece com 39,3% das intenções de voto, vendo o petista pontuar com 36,5%, uma diferença de 2,8 pontos percentuais.

Questionado sobre a performance na pesquisa, Ronaldo disse que o resultado reflete “momento” e que seguirá trabalhando, como tem feito.

“Eu nunca comentei pesquisa na minha vida. Um dia desses eu vi uma declaração interessante de um político experiente, que dizia o seguinte: pesquisa é uma média de pesquisas. Então, eu gostei muito dessa observação dessa pessoa. Além de ser momento, é uma média de pesquisa, você tem que fazer uma avaliação. Nos últimos quatro meses foi divulgadas uma quantidade enorme de pesquisas em Feira de Santana”, disse ao bahia.ba.

“É seguir a vida, fazer como eu sempre fiz: trabalhar diuturnamente e fazer um bom combate, como eu também fiz ao longo da minha vida, e seguir a orientação desse político, que é mais experiente do que eu”, completou o ex-prefeito.

Micareta de Feira 2024 / 22 de abril de 2024 - 11H 06m

Micareta de Feira termina sem registro de crime grave e com 700 mil pessoas de público total

Nenhum crime contra a vida foi computado nos quatro dias da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta segunda-feira (22). O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública localizou três foragidos da Justiça e contabilizou o público total de 700 mil foliões.

Um homem com mandado expedido por homicídio e dois por não pagamento de pensão alimentícia foram alcançados pela tecnologia, quando tentaram acessar a festa. Outras três pessoas foram presas em flagrantes na folia.

Durante os quatro dias de festa também foi computada uma queda de 34% do número de roubos e furtos. As lesões corporais graves apresentaram diminuição de 100%.

Nos oito portais de abordagem, 373 objetos perfurocortantes foram retidos pelas equipes policiais.

A Secretaria da Segurança Pública atuou com esquema especial na festa. Cerca de 9,5 mil policiais e bombeiros desempenharam ações preventivas, de inteligência e resgate.

Equipes especializadas, ostensivas e investigativas monitoraram a área da festa e seus arredores com apoio de cães farejadores, viaturas de duas e quatro rodas, além de aeronaves.

Eleições 2024 / 22 de abril de 2024 - 08H 26m

“Zé Neto tem a melhor largada, enquanto Zé Ronaldo tem a pior”, comemora presidente do PT Bahia

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comemorou, nesta segunda-feira (22), o resultado da pesquisa AtlasIntel, do Jornal A Tarde, em que o deputado federal pelo PT, Zé Neto, aparece com 36,5%, das intenções de votos para a Prefeitura de Feira nas eleições municipais de 2024, e o ex-prefeito Zé Ronaldo, do União Brasil, pontua 39,3%. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, há um empate técnico na disputa entre Zé Neto e José Ronaldo.

“Agora é outra história. Zé Neto tem a melhor largada, enquanto Zé Ronaldo tem a pior de todas as vezes que disputaram”, destacou o presidente Éden Valadares, ao lembrar que Zé Neto foi o deputado federal mais votado não só no PT com na Federação. “O companheiro Zé Neto recebeu 62 mil votos para deputado federal em Feira. Então o carinho da cidade de Feira de Santana por ele é evidente. E a pesquisa confirma isso”, ressaltou o líder petista.

Éden destacou que além do apoio do governador Jerônimo e do presidente Lula, Zé Neto possui todas as condições de ser o próximo prefeito de Feira pela sua capacidade, compromisso com o povo e por representar a mudança. “A meu ver, a pesquisa capta um sentimento que a gente percebe muito forte nas ruas de Feira: a mudança. A maioria dos entrevistados rejeita Zé Ronaldo e escolhe outros candidatos porque o diz não à continuação do governo de Colbert, pelo qual Zé Ronaldo é o principal responsável”.

Conforme o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel, Zé Neto tem o maior potencial de crescimento, devido à alta rejeição a ao atual prefeito, o que deve impactar diretamente na campanha de Zé Neto, já que os dois pertencem ao mesmo grupo político e a rejeição deve recair sobre Zé Ronaldo. “Se a gente fala do 1º turno, a maior chance de crescer é do Zé Neto, por ele capitalizar a rejeição ao Colbert (Martins, atual prefeito) e a transferência dessa rejeição ao Zé Ronaldo”, avalia Roman.

Pesquisa – A pesquisa AtlasIntel/A TARDE coletou as respostas de 817 pessoas em 48 bairros de Feira de Santana entre os dias 12 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.

Eleições 2024 / 22 de abril de 2024 - 08H 24m

Pesquisa AtlasIntel: Zé Neto e Zé Ronaldo aparecem empatados tecnicamente pela primeira vez

Ao que tudo indica, a eleição para definir o próximo prefeito de Feira de Santana vai ser de fortes emoções. É o que aponta a nova pesquisa AtlasIntel, encomendada pelo jornal A Tarde.

O ex-prefeito José Ronaldo, do União Brasil, e o deputado Zé Neto, do PT, já aparecem tecnicamente empatados tecnicamente. Se a eleição fosse hoje, teríamos um segundo turno na Princesa do Sertão.

Na disputa do quinto mandato, Ronaldo aparece com 39,3%. No retrovisor, o petista figura com 36,5% da preferência do eleitorado, uma diferença de 2,8 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

O deputado Pablo Roberto, do PSDB, que tenta romper essa polarização histórica, se posicionando como uma terceira via, pontuou 10,3%, alcançando novamente a casa dos dois dígitos.

Em um cenário de provável segundo turno, José Ronaldo contaria com 46,6% dos votos contra 40,8% de Zé Neto, ainda no limite da margem de erro, de três pontos percentuais.

Na última pesquisa, realizada pelo Bahia Notícias junto à empresa Séculus, o ex-prefeito aparecia com 43,06% das respostas e Zé Neto com 26,92%. Pablo Roberto apareceu com 10,98%. No comparativo, o deputado federal tem consolidado uma ascensão.

Caso o cenário se confirme, os votos de Pablo Roberto serão decisivos para definir quem vai sentar na cadeira de prefeito de Feira de Santana.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 20H 25m

Alegria, axé e muita descontração: Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, puxam pipoca no último dia de folia

Alegria, axé e muita descontração: Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, puxam pipoca no último dia de folia
Foto: Blog do Velame

Filho de peixe, peixinho é. Depois da apresentação de Bell Marques no primeiro dia de folia, neste domingo (21), foi a vez dos irmãos Rafa e Pipo, filhos do artista, encerrarem em grande estilo a maior Micareta do Brasil, provando todo o DNA musical que pulsa nas veias.

Herdeiros desse talento que vai passando de geração em geração, a dupla conquistou o folião pipoca no Circuito Maneca Ferreira, esbanjando muita simpatia na avenida. É o segundo ano consecutivo em Feira.

O grande sucesso “Verão”, aposta de Rafa e Pipo para esse ano, logo caiu nas graças da galera, que tratou de decorar a letra na ponta da língua.

Durante as três horas de percurso, não faltaram as principais músicas do patriarca, Bell Marques, como o hino “Selva Branca”. O repertório envolvente traz a mistura do axé com o samba, em uma combinação que fez sucesso na folia.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 19H 23m

Após dez anos e com muito forró, Adelmário Coelho volta a se apresentar na Micareta de Feira

Após dez anos e com muito forró, Adelmário Coelho volta a se apresentar na Micareta de Feira
Foto: Blog do Velame

Um dos nomes mais esperados neste último dia de Micareta de Feira de Santana foi o do cantor Adelmário Coelho, contratado pelo Governo do Estado para se apresentar na folia momesca.

O cantor que arrasta um ótimo público por onde passa, prometeu levar o autêntico forró e antecipar um pouco do festejos juninos no circuito Maneca Ferreira já neste domingo (21).

“Com muita alegria, muita motivação, trazendo a música nordestina, a cultura popular nordestina, o forró autêntico nessa avenida maravilhosa para essa nação forrozeira”, contou Adelmário Coelho ao Blog.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 11H 29m

Denny e Buja, da Timbalada, revelam carinho especial por Feira: ‘Pena que a gente só vem aqui uma vez por ano’

Denny e Buja, da Timbalada, revelam carinho especial por Feira: ‘Pena que a gente só vem aqui uma vez por ano’
Foto: Blog do Velame

Cumprindo jornada dupla neste sábado (20) de Micareta, o grupo Timbalada puxou um trio sem cordas no circuito Maneca Ferreira e logo depois agitaram os foliões do camarote da Central Mix com um show exclusivo.

Os vocalistas da banda Denny Denan e Buja Ferreira revelaram um carinho especial ao se apresentar em Feira de Santana.

“A emoção de tocar aqui é muito boa. Existe um gosto muito parecido, nós, artistas, timbaleiros, com o nosso povo daqui de Feira de Santana, que temos uma questão de amor já de muito tempo. As pessoas ficam carentes [de outros shows da Timbalada em Feira], nós também ficamos carentes, pena que a gente só vem aqui uma vez por ano, mas dá pra matar a saudade”, detalhou Denny ao Blog.

Um momento especial da passagem da Timbalada pelo circuito da folia foi quando os artistas desceram do trio e foram cantar no meio da pipoca, no palco Luciano Mello, mais próximo dos timbaleiros que estavam na avenida.

“Tem um ditado que diz: o artista tem que estar onde o povo está”, finalizou o artista.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 11H 28m

‘Uma alegria, amor sem fim’: Adão Negro agita palco Reggae Vibes no sábado de Micareta

‘Uma alegria, amor sem fim’: Adão Negro agita palco Reggae Vibes no sábado de Micareta
Foto: Blog do Velame

‘Anjo Bom’ e ‘Me Liga’. Esses foram alguns dos inúmeros sucessos cantados pela banda Adão Negro no terceiro dia oficial de Micareta de Feira de Santana, no palco reggae vibes, montado especialmente para a nação reggueira.

O vocalista Serginho, em entrevista ao Blog do Velame, destacou a importância de um palco dentro do circuito da Micareta para os fãs do reggae.

“Fico muito feliz de retornar, de certa forma à nossa casa, porque aqui fomos muito felizes ao longe de quase três décadas e o público do reggae em Feira de Santana é muito forte e estamos aqui dando a nossa contribuição a essa festa maravilhosa”, destacou.

O palco, que também o nome de Jota Morbeck, fica situado na rua Felinto Marques de Cerquira, bem próximo ao circuito Maneca Ferreira.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 11H 26m

Com o trio do amor, Kart Love leva sofrência e romantismo para o circuito Maneca Ferreira

Com o trio do amor, Kart Love leva sofrência e romantismo para o circuito Maneca Ferreira
Foto: Blog do Velame

Celebrando mais uma passagem por Feira de Santana, a banda Kart Love levou muita sofrência e romantismo para quem esteve no circuito Maneca Ferreira neste sábado (20).

Em entrevista ao Blog, o cantor Lucas Kart relembrou os momentos da banda na Princesa do Sertão. “Já fizemos bastante shows em Feira, começamos na época que tinha o Jhonnie Club, Kabanas. Fizemos Micareta com o bloco dos amigos um tempo atrás”, lembrou o cantor.

Falando de amor o circuito inteiro, como prometido pelo artista antes de puxar a pipoca na avenida, o Kart levou sucessos como ‘Daqui Pra Sempre’, ‘A Dor Desse Amor’ e ‘Pátio do Posto’.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 11H 25m

Reconhecimento Facial registra mais de meio milhão de pessoas em três dias da Micareta de Feira

Reconhecimento Facial registra mais de meio milhão de pessoas em três dias da Micareta de Feira
Foto: Divulgação/SSP-BA

Mais de meio milhão de pessoas passaram pelo Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, uma das principais da cidade de Feira de Santana, durante a Micareta de Feira 2024. O número é contabilizado, de forma inédita em Feira, pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública.

Em números absolutos, 528 mil foliões curtiram a Micareta, nos três dias de festa. A terceira noite do festejo bateu recorde de público com cerca de 275 mil pessoas registradas nos Portais de Abordagem.

Outras 200 mil faces foram contabilizadas na sexta-feira. Na quinta-feira (18), a tecnologia da SSP computou 55 mil pessoas.

A ferramenta auxilia na coordenação e remanejamento das equipes policiais e de bombeiros no circuito. A contagem é realizada a partir da captura das faces, descartando repetições.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 11H 24m

“Feira é Kannário e o Kannário é Feira”, multidão curte pagodão na Micareta de Feira

“Feira é Kannário e o Kannário é Feira”, multidão curte pagodão na Micareta de Feira
Foto: Blog do Velame

Uma das atrações mais aguardadas da Micareta de Feira de Santana, o cantor Igor Kannário arrastou um mar de gente no circuito Maneca Ferreira neste sábado (20).

Ao som de ‘Bota Pra Virar’, Kannário agitou uma multidão na avenida. Do trio, o cantor fez declarações de amor à Feira de Santana e seus fãs.

“Feira é Kannário e o Kannário é Feira”, afirmou o músico de cima do trio. Nas redes sociais, o artista pediu que os ‘kannarianos’ fossem de branco para estender um tapete branco pela paz.

E teve fãs do artista que fizeram questão de pegar a BR-324 e saíram de Salvador, para acompanhar a pipoca do artista. Um folião, do grupo ‘Reino do Kannário’, que foi entrevistado pelo Blog, contou que é a quarta vez que o grupo sai da capital para prestigiar o artista na Micareta de Feira.

Micareta de Feira 2024 / 21 de abril de 2024 - 09H 43m

Feijoada de Angelo Almeida fortalece resgate da tradição na Micareta de Feira de Santana 

Quem conhece a Micareta de Feira de Santana sabe que a festa não é a mesma sem as tradicionais feijoadas nos dias de folia. O costume, que vinha perdendo expressividade nos últimos anos, ganhou uma energia nova, com a iniciativa do deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, que lançou a Feijoada do Tetê. Em segunda edição, o evento foi realizado neste sábado (20) e mostrou que a cultura segue viva não só entre os feirenses como também os que chegam à cidade para participar do maior carnaval fora época de país.

Em um ambiente aconchegante, sob a sombra de árvores e ao som de artistas feirenses, foliões, amigos, políticos e demais autoridades confraternizaram e, claro, saborearam a boa e indispensável feijoada. Entre os presentes, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins, o deputado federal José Neto, o deputado estadual Pablo Roberto, além dos secretários estaduais Felipe Freitas, de Justiça e Direitos Humanos; Roberta Santana, de Saúde; Bruno Monteiro, de Cultura; e Elisângela Araújo, de Políticas para as Mulheres.

“Historicamente, algumas pessoas abriam as portas das suas casas, sempre no sábado de Micareta, para acolher amigos e visitantes que vinham brincar na festa. Isso estava meio esquecido. Retomamos o movimento como forma de valorizar e deixar claro que a Micareta de Feira está viva, firme e forte”, frisou Angelo.

Para o secretário Felipe Freitas, apesar de recente, a Feijoada do Tetê já é tradicional na cidade. “Mesmo sendo a segunda edição, o evento já se tornou tradicional e faz parte da nossa rota durante a Micareta de Feira. Uma celebração de amizade, afeto e valorização da cultura feirense. Parabéns, deputado Angelo, pela iniciativa que estreita cada vez mais o nosso compromisso com essa festa incrível, que além de levar o povo animado às ruas da Princesa do Sertão, gera renda para as famílias e desenvolvimento a nossa terra”.

Já a secretária Roberta Santana ressaltou a felicidade dos reencontros e a importância da iniciativa de Angelo de estimular a doação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado, com um quilo de alimento como ingresso ao evento. “Foi incrível encontrar pessoas queridas e compartilhar sorrisos, histórias e, claro, aquela deliciosa feijoada. A energia do evento estava lá em cima. Além disso, tivemos a oportunidade de apoiar a campanha do Bahia Sem Fome, arrecadando alimentos para quem mais precisa. É gratificante participar de momentos que unem diversão e solidariedade”, valorizou.

A Feijoada do Tetê, que leva este nome inspirada no apelido de infância de Angelo, contou com apresentações de artistas feirenses como Carlos Pitta, Adriano Oliver, Djalma Ferreira, Vavado, banda RovoluSamba, além de charanga.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 01H 45m

‘Alô, Durvalino, meu rei’: Durval Lelys agita foliões no terceiro dia de folia

‘Alô, Durvalino, meu rei’: Durval Lelys agita foliões no terceiro dia de folia
Foto: Blog do Velame

As majestades da Micareta de Feira de Santana já assumiram os seus postos e seguem brilhando na folia. Mas, neste sábado, 20, o terceiro dia da folia, um outro rei pediu licença para comandar o Circuito Maneca Ferreira.

‘Alô, Durvalino, meu rei’. O cantor Durval Lelys chegou com a energia lá em cima, fazendo vibrar os corações dos foliões. A avenida tremeu quando a guitarra do ex-Asa de Águia invadiu a cena.

Conhecido pela sua irreverência e teatralidade em cima do trio, o artista se apresentou por quase três horas, sempre interagindo de forma bem humorada com os seus fãs.

No repertório, o público foi ao delírio com diversos sucessos, a exemplo de ‘Dia dos Namorados’, ‘Vale Nigth’, ‘Manivela’, Quebra aê Quebra aê’ e ‘Tôa Tôa’.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 01H 25m

Parangolé deixa todo mundo de ‘perna bamba’ na Micareta de Feira

Parangolé deixa todo mundo de ‘perna bamba’ na Micareta de Feira
Foto: Blog do Velame

Dona do grande sucesso do Carnaval, a banda Parangolé deixou todo mundo de ‘perna bamba’ também na Micareta de Feira de Santana, com uma apresentação em grande estilo neste terceiro dia da festa.

Em seu último ano no comando, e de saída para carreira solo, o cantor Tony Salles chegou quebrando tudo na Avenida Presidente Dutra, mostrando que a maior e melhor folia do Brasil também abre espaço para o pagodão.

O hit ‘Perna Bamba’ veio para coroar os 10 anos de carreira do artista no Parangolé e, mais que isso, realizar o grande sonho de fazer uma dobradinha com o GG, Léo Santana.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 01H 14m

Confusão marca passagem do Lá Vem Elas; foliões alegam que criança foi agredida pela PM

Confusão marca passagem do Lá Vem Elas; foliões alegam que criança foi agredida pela PM
Foto: Blog do Velame

O que deveria ser uma noite marcada por alegria e diversão para o bloco ‘Lá Vem Elas’, acabou em muita confusão e reclamação por parte dos participantes do bloco neste sábado (20), terceiro dia oficial de Micareta.

A principal queixa, segundo algumas pessoas ouvidas pelo Blog, foi de violência policial.

“A Polícia Militar entrou no bloco ‘Lá Vem Elas’ e agrediu crianças aqui”, alegou um folião em entrevista ao Blog

As pessoas que estavam no bloco vaiaram e pediram para segurar o trio até a situação se resolver. Outra queixa dos associados foi o fato da pipoca ter invadido completamente as cordas do bloco.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 00H 10m

Pré-candidato a prefeito de Feira, Pablo Roberto traz boneco gigante para a Micareta e recebe apoio dos foliões

Pré-candidato a prefeito de Feira, Pablo Roberto traz boneco gigante para a Micareta e recebe apoio dos foliões
Foto: Blog do Velame

Quem veio curtir a Micareta de Feira, na tarde deste sábado (20), logo se deparou com um boneco gigante circulando pelo Circuito Maneca Ferreira. A iniciativa foi do pré-candidato a prefeito Pablo Roberto (PSDB).

Inspirados nos tradicionais Bonecos de Olinda, o personagem já havia roubado a cena na eleição de 2022, quando se sagrou deputado estadual, e agora despontou na folia, chamando a atenção da galera.

Ao longo do trajeto, o tucano, que colaborou com o investimento de alguns blocos, recebeu palavras de incentivo de muitos foliões, fazendo questão de cumprimentar cada um deles e posar para fotos.

Micareta 2024 / 21 de abril de 2024 - 00H 04m

Denny surpreende, desce do trio e é ovacionado pelos fãs da Timbalada

Denny surpreende, desce do trio e é ovacionado pelos fãs da Timbalada
Foto: Blog do Velame

O batuque do Candeal tomou conta do Circuito Maneca Ferreira neste terceiro dia de Micareta. A Timbalada arrastou uma pipoca animada na avenida, embalando o público com sucessos que marcaram os 30 anos de carreira do grupo.

Esbanjando alegria, e com os corpos pintados, como manda a tradição, os timbaleiros chegaram logo cedo para não perder uma só música, e seguiram durante todo o percurso, que durou pouco mais de duas horas.

Os cantores Denny Dean e Buja Ferreira trouxeram para a folia hits como “Beija flor”, “Mimar você” e “Margarida perfumada”, em uma mistura de ritmos que passa pelo samba-reggae, pelo axé, até o tamanquinho, aremba, pixote, charminho, tunk, funk ijexá, indiado e magalhenha.

Um dos ápices do show foi quando os cantores surpreenderam ao descer do trio e ir direto para o Palco Luciano Mello, cantar pertinho da galera, que foi ao delírio.

Micareta de Feira 2024 / 20 de abril de 2024 - 16H 33m

Espaço da Criança acolheu sete menores no segundo dia de Micareta

No segundo dia da Micareta de Feira, nesta sexta-feira (19), sete menores de  idade receberam assistência no Espaço da Criança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com o Conselho Tutelar. O local é destinado para garantir o acolhimento do público infanto-juvenil no Circuito Maneca Ferreira.

Ainda na sexta-feira, o Conselho Tutelar flagrou cinco crianças em situação de trabalho infantil, 10 foram encontradas em situação de negligência [devido aos riscos de saúde, som alto, inclusive uma criança com oito meses] e quatro faziam consumo de bebidas alcoólicas.

Os conselheiros tutelares ainda prestaram 21 orientações sobre o trabalho infantil e a exploração sexual e seis advertências [quando a criança é encontrada em situação de risco].

De acordo com Robert Danilo Oliveira, coordenador do Espaço da Criança, localizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, 13 crianças já foram acolhidas no local, sendo elas em situação de vulnerabilidade social. “Ainda temos sete menores sob o nosso cuidado [informação apurada pela manhã]”, afirmou.

O Espaço da Criança dispõe de estrutura completa para receber crianças e adolescentes, com dormitórios, brinquedoteca, além da presença do Conselho Tutelar para garantir o cuidado e a proteção desses menores durante todo o período da Micareta – a festa segue até a manhã de segunda-feira (22) com o arrastão do cantor Thiago Aquino.

PLANTÃO SOCIAL 

As equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já realizaram 1.502 atendimentos no Circuito Maneca Ferreira nos dois primeiros dias oficiais da Micareta 2024 – somente ontem foram 846.

Nas abordagens foram prestadas orientações a ambulantes quanto ao trabalho infantil, encaminhamentos à rede de assistência social e identificação em crianças com nome do responsável, endereço e telefone para contato. Também foram prestados encaminhamentos de pessoas em situação de rua para abrigamento.

Atuam nas abordagens sociais 18 profissionais, divididos em dois turnos: das 8h às 16h e das 16h às 00h. São assistentes, educadores e orientadores sociais.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov